Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A 11ª edição da Agrotins, tem inicio na próxima terça feira, dia 10, no Centro Agrotecnológico de Palmas. No Ruraltins, técnicos dão os últimos ajustes na estrutura de 5.200 m² destinada ao órgão. Este ano, só nos estandes do Ruraltins é esperado um público de aproximadamente, 25 mil pessoas, grande parte de agricultores familiares, interessados em conhecer as novidades para o campo e os serviços desenvolvidos pela instituição.

Durante os cinco dias do evento, a programação vai contar com palestras, capacitações e dias de campo, voltada aos agricultores familiares e técnicos, além da grande novidade deste ano, que é a realização da II Feira e Encontro Estadual da Agricultura Familiar que irá envolver 280 pequenos agricultores, na exposição e comercialização de produtos.

De olho na consciência ambiental e no combate ao desperdício, o Ruraltins também quer propagar boas práticas. Para isso, foi criado o “Circuito Ambiental" que deve atrair a curiosidade do público visitante e chamar atenção para a quantidade de alimentos que são desperdiçados desde o plantio até chegar à mesa do consumidor. Dados revelam que 20% de tudo que é produzido são desperdiçados.

Como já é de costume e com objetivo de incentivar os agricultores, o Ruraltins apresentará os “Casos de Sucesso” das cidades de Axixá, Paraiso, Alvorada e Figueirópolis, tanto na área da agricultura como na pecuária. São experiências que deram certo e que podem ser seguidas pelos pequenos produtores.

Na piscicultura, os visitantes irão se divertir no “Pesque e Leve”. Agora, o peixe pescado poderá ser levado e não solto como anteriormente.

A Agrotins também será um canal de aproximação entre o agricultor familiar e o Ruraltins. Na estrutura, foi montado um espaço que abrigará o escritório da presidência e uma extensão do escritório local, para que os interessados possam interagir, levar suas reivindicações, críticas e demandas. “Nossa intenção é ter uma proximidade maior com os agricultores familiares, pois são eles que conhecem a realidade do campo e que poderá nos ajudar nesta fase de reestruturação do órgão”, disse Olímpio Mascarenhas, presidente do Ruraltins.

Os visitantes vão poder contar ainda com vitrines complementares, com informações sobre SAF’s – Sistemas Agroflorestais, Bionergia, Ovinocaprinocultura, Avicultura, Olericultura, Criação de Gado Jersey e outros.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Ruraltins