Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

As 300 famílias que estão em frente ao Incra acampadas aguardam apenas logística para retornarem aos assentamentos. Coordenadores do movimento buscaram contato com o secretário de Planejamento e Modernização da Gestão Pública, Eduardo Siqueira Campos na tarde desta quarta-feira, 11, para pedir apoio na logística de deslocamento das famílias.

Em visita à redação do Conexão Tocantins os líderes do movimento salientaram no início da noite que estarão acompanhando o compromisso do Incra com relação às vistorias nas fazendas. “O combinado é que isso aconteça de maio até setembro e se as coisas não andarem, em agosto estaremos de volta”, salientou o representante Cirineu Rocha.

O Incra vai liberar uma área na Fazenda Volta Grande no município de Muricilândia, segundo os integrantes.

Balanço

Fazendo um balando da mobilização pela desapropriação de terras improdutivas dentre outras demandas que começou com a ocupação da Fazenda Dom Augusto e terminou com o acampamento, Cirineu Rocha salientou que as famílias estão satisfeitas pelo debate que levantaram.

“Trouxemos um debate da questão da reforma agrária, das terras públicas ocupadas por fazendeiros e ainda sobre o trabalho escravo e não ficamos mal vistos de maneira negativa na sociedade”, avaliou.

Durante a mobilização os integrantes do movimento salientaram ainda que houve espaço para discussões em torno da reforma agrária através de debates.

Após negociações em Brasília com o Incra, a expectativa dos integrantes do Movimento é que até julho 77 famílias cadastradas recebam área no Bico do Papagaio, extremo-norte do Estado. A área é estimada em 3 mil hectares.

Segundo o movimento cerca de 200 famílias aguardam liberação de terras.