Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

A Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, por meio da Subsecretaria de Aquicultura e Pesca, participa de 17 a 20 de maio, em Brasília (DF), do Conape - Conselho Nacional de Aquicultura e Pesca. O encontro discutirá o PPA - Planejamento Plurianual - do Governo Federal para a Aquicultura e Pesca.

A abertura do evento contará com a presença da ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti, e de representantes do ministério do Planejamento. Durante o evento além de grupos de trabalhos, haverá ainda eleição do Conape junto ao Fórum Interconselhos, a realização da 4ª conferência Nacional de Aquicultura e Pesca e votação do novo decreto do Conape.

A aquicultura, o cultivo de peixes, no Brasil tem crescido e já desponta no cenário nacional como a melhor alternativa para o aumento da produção de pescado. O cultivo de espécies cresce aproximadamente 12% no País, o dobro em relação ao crescimento mundial, que está na média de 6% ao ano. No Tocantins, o interesse dos pequenos produtores, no desenvolvimento da atividade já surpreende o setor.

Conselho

O Conape tem como atribuições subsidiar a formulação e a implementação de políticas públicas para o setor aquícola e pesqueiro, propor estratégias de acompanhamento, monitoramento e avaliação, além de estimular a ampliação e o aperfeiçoamento dos mecanismos de participação e controle social no desenvolvimento da pesca e aquicultura nacionais.

Com representação de pescadores, aquicultores, empresários, armadores, pesquisadores e órgãos governamentais, que têm intersecção com a área da aquicultura e pesca, o Conselho é composto por 54 membros, sendo 27 de órgãos da administração federal e 27 de entidades da sociedade civil organizada.

Fonte: Assessoria de Imprensa Seagro