Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Wilson Rodrigues

O Palácio Araguaia foi tomado pela fé, emoção e cultura tocantinense na tarde desta quinta-feira, 19, quando as folias de Natividade e a de Monte do Carmo foram recebidas pelo governador Siqueira Campos, que descreveu o momento como “um encontro de pessoas de Deus”. O encontro marca um momento histórico, já que esta foi a primeira vez que duas folias se reuniram no Palácio Araguaia.

“Me emociona esse encontro e me deixa afagado em meu coração. O Pai, o Filho e o Espírito Santo dominam as decisões dos homens que estão no poder. Os que estão no poder estão lá pela graça de Deus. Mesmo nos momentos difíceis jamais abandonei essa fé irrestrita no Espírito Santo de que seria possível encaminhar o nosso povo para a vitória”, enfatizou o governador que de joelhos recebeu diante das bandeiras das duas folias a benção do Divino Espírito Santo.

O governador também reafirmou seu compromisso e de toda equipe de governo com o povo tocantinense, suas tradições e cultura. “Vamos fazer tudo que estiver ao nosso alcance, eu e os meus secretários, para fortalecer os valores éticos e culturais do nosso povo. Voltei para servir a Deus e a melhor maneira de fazer isto é cuidando do nosso povo, para que todos tenham as condições dignas de vida e para isto estamos procurando a inspiração do Espírito Santo de Deus. O Palácio aqui se chama Araguaia e em seus frontispícios estava o Espírito Santo e vai voltar”, afirmou o governador.

Durante a visita ao Palácio, os foliões participaram de uma benção às imagens do Espírito Santo, de Nossa Senhora das Dores e de Padre Cícero no gabinete do governador proferida pelo Monsenhor Rui Cavalcante. “Que esse clima, essa energia espiritual domine para sempre espaço”, desejou Siqueira Campos.

Momento de propagar a fé

A organizadora da folia de Monte do Carmo, Nazareth Gomes destacou que a visita ao Palácio teve o objetivo de propagar a fé. “Estamos aqui para propagar a fé ao Divino, que é muito grande em Monte do Carmo, e também para divulgar a nossa cultura. Temos muito orgulho da nossa festa”, enfatizou a coordenadora. A festa de Monte do Carmo acontece entre os dias 16 e 17 de julho.

Momento histórico

A despachante da folia de Natividade, Adriene Rodrigues destacou que o encontro das duas folias marcou um momento histórico. “É a primeira vez que acontece o encontro de duas folias no Palácio. São as duas folias mais tradicionais do Tocantins e esse é um momento histórico. É como se o Divino Espírito Santo viesse dar a sua benção em dobro para o Palácio e para toda a Capital, que amanhã completa 22 anos”, concluiu a despachante.

Fonte: Secom