Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Sob o comando do subtenente Manoel Carlos Sousa Soares, e com um efetivo de nove policiais, a Base Comunitária da Polícia Militar do Tocantins em Luzimangues, com a ajuda de parceiros, desenvolve projetos para melhoria de vida de crianças e jovens daquela região. Nesta segunda-feira, 23, a Base recebeu uma motocicleta da PM para ajudar no patrulhamento.

A Base foi fundada em maio de 2003 e esteve desativada até 2008, quando o subtenente Soares assumiu. No final de 2009 foi criado um conselho comunitário de segurança para reforçar a participação dos moradores na resolução dos problemas daquela comunidade. O conselho é composto por quatro membros: presidente, vice-presidente, secretário geral e 1º secretário.

A Base de Luzimangues está localizada no município de Porto Nacional-TO, mas como fica mais próxima de Palmas o patrulhamento é de responsabilidade do 1º Batalhão, nos assentamentos Vilagem Morena; Moia; PA-Capivara; Capivara I; Canto Grande e Cabeceira Redonda - município de Porto Nacional; Irmã Adelaide - município de Miracema-TO e Boa Esperança - município de Barrolândia, atendendo a cerca de 1.500 moradores.

Além do patrulhamento normal, são realizadas visitas às famílias vítimas de crimes, e demais residências, a fim de detectar os problemas vividos naquela comunidade. Com a aquisição de nove computadores, através de doação do Banco do Brasil, é desenvolvido o projeto comunidade digital, para estudantes jovens e idosos, os quais realizam cursos de digitação e fazem trabalhos escolares. A Base também está preparada para operar o sistema de internet para alunos carentes que necessitam realizar suas atividades escolares, um serviço que o comando da Unidade espera ativar em breve, com a ajuda de novos parceiros.

Projeto esportivo

Há cerca de três meses foi implantado o projeto desportivo nas modalidades de futebol e vôlei. Ao todo já são atendidos cerca de 450 alunos. O projeto conta com a parceria da Polícia Militar, por meio da Base e instrutores da Escolinha do 1º BPM; da Associação dos Chacareiros e Moradores (ASCOMCHAC), por meio de seu presidente Júnior Almeida; do Instituto ETP -representado pela Investco, o qual forneceu o material esportivo e uma máquina para lavar o uniforme dos jogadores. Nove ônibus escolares do Governo do Estado fazem a locomoção dos alunos para os locais de treinamentos.

Duas funcionárias do Projovem de Porto Nacional fazem o acompanhamento dos alunos, repassam orientações e realizam palestras. A facilitadora de oficinas, Lanna Daviely, de 22 anos, confecciona artesanato com os alunos e auxilia na coordenação do esporte. Questionada sobre essa parceria ela respondeu que a mesma só tende a crescer. “Eu faço o que posso, procuro me atualizar sobre o assunto, mas espero que venham profissionais formados na área de esporte para auxiliar esses alunos a participarem de campeonatos e ganharem”, enfatizou Lanna.

Já a orientadora social do Projovem, Raimunda Carneiro, 33 anos, junto com Lanna, ministra palestras e leva palestrantes de fora para falarem de temas como droga, meio ambiente, sexualidade, inserção no mercado de trabalho, organização IDH – Índice de Desenvolvimento Humano, dentre outros assuntos polêmicos como bullyng, anorexia e violência doméstica. As palestras, que antes eram ministradas na Escola Beira Rio, agora são oferecidas no pátio da Associação de Moradores.

Para Lanna e Raimunda, o projeto pode ajudar muitas crianças e jovens a se livrarem das tentações, como bebidas, drogas e prostituição. “Porque eles não ficam ociosos e ocupam o seu tempo em coisas boas, como o esporte, por exemplo”, destacam.

Aos 15 anos, Mateus Andrade, cursa o 9º Ano no Colégio Estadual Beira Rio e pratica vôlei desde o início do projeto. Ele diz que está na espera por um treinador, pois eles treinam sozinhos. Os treinamentos acontecem duas vezes por semana. Em agosto do ano passado a equipe participou de um jogo contra os Projovens, escolas públicas e particulares de Porto Nacional. Já no mês de outubro as mesmas equipes jogaram em Luzimangues. Da equipe de vôlei, cinco jogadores foram selecionados para participarem do Interporto, mas por problemas financeiros apenas um seguiu com o time.

Fonte: Ascom PM