Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em visita a Brasília, nesta quinta-feira, 26, a deputada estadual Josi Nunes (PMDB), esteve com o deputado federal César Halum (PPS). No encontro trataram de assuntos inerentes ao código de defesa do consumidor, incluindo os problemas e custos dos combustíveis e energia elétrica no Estado, como também a respeito da vontade da deputada em realizar na Assembleia Legislativa do Tocantins uma Conferência Estadual para debater a reforma política.

Josi Nunes afirmou considerar importante a participação da sociedade na discussão da reforma político-eleitoral. Para ela, a população deve manifestar sua opinião. “Precisamos fazer o debate com a sociedade junto aos movimentos sociais. Audiências como essa, deveriam ocorrer em todos os Estados, assim poderíamos ouvir a sociedade sobre seus anseios”, disse.

César Halum atendeu ao pedido da parlamentar tocantinense, protocolando na Comissão Especial de Reforma Política o requerimento que solicita a presença dos parlamentares membros da comissão, na assembleia do estado no início de junho.
Em sua avaliação, a sociedade deve estar informada dos conceitos envolvidos na reforma política para que possa tomar parte no debate. Só assim, ressaltou, o Congresso aprovará as modificações esperadas pelos cidadãos. Halum disse que, atualmente, é possível perceber uma maioria na sociedade que reconhece a necessidade da reforma e que a ideia da deputada Josi Nunes em levar a Comissão Federal à Assembleia, será um ganho sem proporções para a população. “Nosso papel como representantes do povo é construir consensos em torno dos principais pontos da reforma, para garantir as mudanças possíveis que levem a um sistema político melhor do que o que temos hoje no Brasil. O povo é a fonte do poder em uma democracia, no estado de direito. É mais do que justo que eles participem das decisões”, declarou.

O requerimento será apreciado pela Comissão na próxima semana. A Conferência está prevista para realizar-se dia 13 de junho na Assembleia Legislativa do Tocantins.

Fonte: Assessoria de imprensa César Halum