Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação

O Distrito de Taquaruçu se tornará a sede dos Poderes Executivo e Legislativo da Capital nesta quarta-feira, 1°. Com a presença do prefeito de Palmas Raul Filho (PT), do presidente da Câmara Municipal de Palmas, vereador Ivory de Lira (PT), demais vereadores e autoridades, todos os despachos e ações dos dois poderes serão feitos no distrito.

O evento é fruto da emenda número 053 da Lei orgânica do Município de Palmas, aprovada em 16 de maio de 2006, oriunda de um Projeto de Lei do então vereador Wanderlei Barbosa (PSB). O documento determina que a cada 1º de junho seja feita a mudança das atividades para o Distrito de Taquaruçu.

A transferência é um reconhecimento pelo distrito ter cedido sua condição de município para que Palmas fosse implantada, no dia 1º de janeiro de 1990. Na época, o então prefeito de Taquaruçu do Porto, Fenelon Barbosa Sales e os nove vereadores do local realizaram a transferência da sede administrativa do município para Palmas, contribuindo assim para construção da nova Capital do Tocantins.

Entrega e lançamento de obras

Como forma de presentear Taquaruçu pela data solene, uma programação festiva marcará o dia. Serão feitas homenagens, entregas e lançamentos de obras. A programação inicia às 7 horas, com a Alvorada com a Banda de Música da Guarda Metropolitana de Palmas. A partir das 10h, durante a sessão solene da Câmara Municipal, serão homenageados todos os ex-presidentes da Casa de Leis da Capital, logo após será feito o lançamento das obras de revitalização da Praça Maracaípe. Já às 19 horas, será inaugurado o Centro de Atendimento ao Turista (Catur), na Praça Vereador Tarcísio Machado.

Catur

O Catur de Taquaruçu foi construído através de uma parceria entre a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Emprego e o Ministério do Turismo. Seu objetivo é disponibilizar serviços de informações turísticas sobre a região, além da distribuição de folders e cartões de lojas, agências de turismo e empreendimentos comerciais de Palmas.

Numa área edificada de 81,77m², o local conta com recepção, sala de vídeo, escritório, varanda, depósitos, banheiro, copa, cozinha, dentre outros equipamentos que possam proporcionar um atendimento de qualidade ao turista. Numa área edificada em 81,77m²,

Programação

07h – Alvorada com a Banda de Música da Guarda Metropolitana de Palmas

09h – Início da Programação – Escola Crispim Pereira Alencar

Hasteamento das Bandeiras

Execução do Hino Nacional com a Banda da Guarda Metropolitana de Palmas

10h – Início da Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Palmas – Escola Crispim Pereira Alencar

Homenagem aos Ex Presidentes da Câmara Municipal de Palmas

Assinatura da Ordem de Serviço da Revitalização da Praça Maracaípe

19h – Inauguração do Centro de Atendimento ao Turista (Catur) na Praça Vereador Tarcísio Machado

Fonte: Ascop