Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Os mais de 200 participantes da abertura do Encontro Estadual do Programa Bolsa Família, no auditório do Tribunal de Contas do Estado, discutiram sobre um dos principais problemas enfrentados pelo programa, a permanência de crianças e jovens beneficiários. O fórum que segue até amanhã, sexta-feira, 03, contou com a presença do secretário estadual de Educação do Estado, Danilo de Melo Souza, e Conceição Zotta, representante do Ministério da Educação (MEC) e consultora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

“Os governos; federal, estaduais e municipais, devem trabalhar de maneira intersetorial. É preciso corrigir as distorções de forma que nenhuma criança ou jovem deixe de freqüentar a escola por falta de políticas governamentais. O programa Bolsa Família, já tem como objetivo retirar as famílias das condições de fome e vem com essa meta, por isso os municípios não podem deixar de informar os dados dos estudantes”, argumentou Danilo.


Em sua palestra, Conceição Zotta, apresentou as principais dificuldades do programa.“Sabemos que em muitos municípios existem limitações típicas de cada localidade, mas ainda assim temos que nos esforçar, afinal de contas este benefício tem como objetivo retirar as famílias das condições de fome” alertou. O público em maioria são secretários municipais de educação, diretores de escolas e operadores master do programa (responsáveis pela manutenção do sistema informatizado).

Oziel Bruzinga, coordenador do programa em Arapoema, conta que a maior dificuldade em seu município tem sido o contato com as famílias beneficiadas. “Em Arapoema são 753 famílias cadastradas, mas em alguns casos os pais se mudam para outra cidade e deixam de informar, isso gera no sistema até mesmo o cancelamento da bolsa”, explica.

Fonte: Ascom Seduc