Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Uma importante fonte ligada à direção regional do Partido dos Trabalhadores informou ao Conexão Tocantins na manhã desta sexta-feira, 3 de junho, que o Partido pode abrir novamente a rediscussão sobre a expulsão do prefeito de Palmas, Raul Filho, e da primeira-dama e deputada estadual, Solange Duailibe.

Para que as expulsões sejam rediscutidas na instância estadual do Partido, entretanto, segundo a fonte ouvida pelo Conexão Tocantins, a direção regional precisaria ser provocada. “O PT não tem posição diferente (sobre a expulsão), o PT não discutiu isto, mas se o Partido for instado vamos discutir”, disse a fonte.

Ainda segundo a fonte, para que o partido reabra a discussão, qualquer filiado ligado à direção regional ou às partes punidas poderá fazer a provocação. “Aliás, o que não falta neste processo é espaço para defesa”, salientou a fonte, que não soube precisar de que forma esta provocação pode ser feita concretamente.

A fonte do Conexão Tocantins, entretanto, fez questão de destacar a dificuldade de abertura da discussão por falta de iniciativa da parte do prefeito Raul Filho e da deputada Solange Duailibe para o diálogo, lembrando que durante o episódio decorrente da votação para a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Tocantins por diversas vezes o Partido tentou o diálogo com a deputada, “ficamos 3 meses correndo atrás da deputada”, disse a fonte.

Processo

Atualmente os processos de expulsão do prefeito e da deputada se encontram Comissão Executiva Nacional (CEN) para que o julgamento seja finalizado por aquela instância.

O prefeito de Palmas afirmou através de sua assessoria que prefere aguardar a conclusão do julgamento para poder se posicionar.

Já a assessoria de comunicação do PT afirmou que, a Direção Estadual do PT acredita que a Executiva Nacional irá manter o “zelo e o respeito ao Estatuto e Código de Ética do Partido”, mantendo a decisão da Executiva Regional do Partido.