Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Durante seu pronunciamento à frente da Assembleia Legislativa na tarde desta quarta-feira, 8, a deputada Josi Nunes (PMDB) voltou a criticar a exoneração dos mais de 20 mil servidores comissionados, oficializada na tarde de ontem.

Depois de um resgate histórico da criação da lei que solicitava a instauração dos cargos comissionados no Estado, a deputada lembrou que foi o governador Siqueira Campos (PSDB), durante seus primeiros anos à frente do governo, quem o fez. “O governador Siqueira Campos exonerou os 15 mil funcionários comissionados. Ele pediu e ele exonerou”, completou, sobre a primeira leva de demissões, ocorrida em janeiro.

De acordo com a deputada, a demissão em massa exigida pelo Supremo Tribunal Eleitoral em 10 de julho do ano passado tem prejudicado o desenvolvimento econômico do Estado. Citando a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Palmas, Cleide Brandão, Josi informou que, entre janeiro e maio deste ano, a inadimplência na cidade aumentou em cerca de 30%. “Você imagine 15 mil servidores exonerados de uma só vez”, disse.

Contratações temporárias

Durante sua fala, a deputada ainda questionou a política de contratações temporárias proposta pelo governador, para remediar os impactos causados na administração pública pelas milhares de exonerações. De acordo com ela, se o Estado contratou outros funcionários, não necessitaria de exonerar tantos servidores antes do prazo proposto pelo STF. “Simples. Para tirar os seus e colocar os meus”, metaforizou.

A deputada ainda frisou que, com a saída dos servidores, a máquina pública também ficou prejudicada. “O Estado paralisou. Todas as Secretarias estavam paradas pela falta de servidores”, completou.