Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Como órgão do Governo do Estado fomentador da atividade mineral de forma sustentável, a Mineratins –Companhia de Mineração do Tocantins está também determinada a agir firme na recuperação de reservas outrora exploradas. Este é o caso da jazida na qual atuou a Guaraí Calcário. Após a empresa ter se retirado do local, próximo ao perímetro urbano daquela cidade, a área está prestes a receber o replantio demudas de espécies naturais do cerrado, a exemplo de pequi, cajuí, mangaba, aroeira e outras, como informa a engenheira ambiental da companhia, Maria Rosa Moreira.

A preocupação e o esforçoda empresa (que é uma Companhia de economia mista de direito privado ) de mineração com a preservação ambiental se amplia para os demais órgãos da administração estadual, dentro do conceito de transversalidade – no enfoque detodos pelo mesmo tema -, no momento em que ocorre a 17ª Semana do Meio Ambiente, em Palmas, comemorada de 6 a 10 de junho,em parceria do Governo do Estado com a Prefeitura da Capital.

Para a recuperação de um espaço degradado a Mineratins elabora o Relatório de Controle Ambiental(RCA), um diagnóstico sócio-econômico ambiental, e o Plano de Controle Ambiental (PCA) buscando a obtenção da Licença de Operação (LO), que deverá ser apresentada ao Instituto Natureza do Tocantins – Naturatins.

Cumprida esta etapa,a companhia apresenta o Plano de Recuperação de Áreas Degradadas – Prade,visando ao reflorestamento dos 7 hectares que se encontram degradados em Guaraí, da área total requerida de 900 hectares da jazida. Agora, o projeto aguarda recursos para que possa entrar em execução, conforme assinala Maria Rosa.

A Mineratins, no campo do fomento, tem se prestado a apoiar e incentivar os empreendimentos de interesse do Estado, como ocorreu com o Grupo Votorantim, na instalação do pólo industrial em Xambioá, para produção de cimento, além de outros que estão em fase de estudos para implantação. O suporte tem sido direcionado também a atividades com enfoque social na área. A Associação dos Mineradores de Cristalândia, região central do Tocantins, é um dos segmentos da atividade mineradora que recebeu apoio da companhia para sua criação e viabilização, lembra a engenheira da companhia.

Implantação de projetos

Antes de um projeto,público ou privado, ser posto em prática é necessário realizar um levantamento do local no qual ele será implementado. Também deve-se conhecer melhor o que cada área possui de ambiente natural (fauna, flora e demais recursos naturais que compõem o bioma em estudo)e ambiente social (infra-estrutura material constituída pelo homem e sistemas sociais criados), explica a engenheira da Mineratins. O estudo para avaliação de impacto, acrescenta a engenheira, permite que uma determinada questão seja compreendida, como o grau de preservação do ambiente e o crescimento e desenvolvimento econômico.

Fonte: Secom