Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Os incentivos ao uso de novas tecnologias no setor agropecuário são iniciativas que ganham cada vez espaço no Tocantins.

Em aula prática encerrada nesta sexta-feira, 10, os acadêmicos da Universidade Católica e produtores demonstraram o entusiasmo em praticar as técnicas de melhoramento genético em bovinos. O evento aconteceu na fazenda Lagoa Bonita, município de Silvanópolis.

A Seagro - Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário participou da aula, que teve início na quarta-feira. A médica veterinária Érika Jardim fez demonstrações aos alunos. Empolgada com as instruções recebidas do curso, a aluna da Católica Lorraine Neres almeja ir adiante com o aprendizado. “Essa aula é excelente para nós como alunos em adquirir mais experiência, mas a minha intenção é aplicar esta técnica na fazenda do meu pai, em Monte do Carmo. Pois acredito que irei contribuir para melhorar a qualidade do rebanho”, almejou.

Erivaldo Pacheco, um dos trabalhadores da fazenda Lagoa Bonita, disse também que o curso, além de proporcionar o certificado para atuar neste segmento é também uma valorização profissional. “Agora tenho como provar que tenho conhecimento nesta área e isso ajuda no mercado de trabalho”, enfatizou.

O especialista em melhoria genética e ministrante do curso, Enoch Borges de Oliveira possui mestrado na área e fala da importância do uso da tecnologia: “O diferencial dessa técnica é a capacidade de reprodução que é altamente vantajosa, com apenas o sêmem de um touro é possível criar milhares de filhotes, enquanto na gestação normal isso daria apenas um filhote”, enfatizou.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Seagro