Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

O governador Siqueira Campos recebeu na manhã desta terça-feira, 05, Nelson Nakamura, Yukaki Yokota, Ernesto Yokota, Fábio Ishikawa e esposa, representantes da Associação Cultural Nipo-Brasileira do Tocantins. Na ocasião, o governador confirmou que prepara sua ida ao Japão ainda este ano, provavelmente em novembro. A associação pediu apoio, em nível de adaptação, para famílias japonesas que se interessam em vir morar no Tocantins e recebeu como resposta a garantia de que há um interesse muito grande do Estado neste sentido. “Ainda mais agora, depois do desastre nuclear de Fukushima, quando milhares de pessoas ficaram sem condições de trabalharem em prol de sua sobrevivência e de suas famílias”, afirmou Siqueira.

O governador lembrou que há muito tempo deseja criar uma colônia japonesa no município de Lajeado, cujo Morro do Segredo, hoje próximo ao lago da Usina Hidrelétrica Luis Eduardo Magalhães, lembra muito o Monte Fuji, uma das belezas naturais do Japão. A colônia, a princípio, abrigaria profissionais aposentados, mas com grande capacidade de trabalho ainda pela frente e com grande experiência a transmitir aos tocantinenses, especialmente no que tange a disciplina e ensino técnico. A ideia partiu do prefeito de Tóquio, quando visitado por Siqueira Campos, e tem o nome de Heissei, em homenagem ao reinado do atual imperador do Japão.

A ideia ganha mais força agora, depois do tsunami que causou no Japão um dos mais graves acidentes nucleares da história da humanidade. Admirador do povo japonês, Siqueira Campos deseja levar à frente do projeto Heissei, que vai gerar bons frutos e será a demonstração da amizade e da integração do Tocantins com o Japão. No final, os integrantes da comitiva convidaram o governador para conhecer a Fundação Goi, que é reconhecida pelas Nações Unidas como uma ONG que atua ativamente em favor da paz mundial. Ao receberem autorização para construir um Obelisco da Paz na Praça dos Girassóis, informaram que os integrantes da fundação farão uma corrente em todo o mundo em prol do governador e do Estado do Tocantins.

Fonte: Secom