Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Foto: Osterno Parrião

Foto: Osterno Parrião

Mais de 350 pessoas participaram dos campeonatos esportivos oferecidos pelo projeto “Esporte é a Nossa Praia” em Araguacema, no último final de semana. A ação, desenvolvida pela Secretaria Estadual da Juventude e dos Esportes em parceria com o Sesc e com a Prefeitura de Araguacema, contribuiu diretamente para o aumento nas vendas de alimentos e bebidas, bem como da travessia e passeios de barcos. Os visitantes da Praia da Gaivota tiveram a oportunidade de participar de competições de Beach Soccer, Volei de Praia e Futvolei.

Barqueiros e barraqueiros se mostraram satisfeitos com a atuação da Secretaria da Juventude e dos Esportes em Araguacema. Segundo a comerciante Karine Lustosa, o projeto "Esporte é a Nossa Praia" movimentou a economia da Praia da Gaivota. “Neste final de semana tivemos um aumento de cerca de 50% nas vendas graças aos atrativos de recreação e esportes”, enfatizou.

Para a secretária de Turismo do município, no final de semana foi possível perceber mais pessoas na praia consumindo e prestigiando a estrutura montada. “A ação foi boa para o município, que trouxe mais pessoas para a praia, e para os visitantes, que tiveram mais opções de lazer e descontração”, destacou. De acordo com Manoel Alves, diretor de esportes de Araguacema, a parceria com a Sejuves foi fundamental para a realização da temporada de praia em 2011. “Estávamos sem materiais e com dificuldades de encontrar e contratar profissionais qualificados para desenvolver as atividades esportivas”, destacou Manoel, ao relatar que o projeto "Esporte é a Nossa Praia" solucionou todos estes problemas.

Já o turista Wesley Taivan, que estava acampado com 16 amigos, considerou a iniciativa da Sejuves fundamental para a diversão. “Praia sem esportes e sem recreação é praia sem alegria”, destacou o jovem estudante, ao dizer que ele e seus amigos se divertiram bastante com a prática de esportes e com as dinâmicas desenvolvidas no palco principal.

O coordenador do Sesc Lazer no Tocantins, Angelo Fernna, pontuou que a ação recreativa em Araguacema foi produtiva e bastante positiva. “Tivemos um grande número de pessoas participando, principalmente crianças que se envolveram com as atividades aeróbicas e dinâmicas de palco”, explicou. Para o coordenador do projeto da Sejuves em Araguacema, Zequinha Rodrigues, o objetivo principal foi atingido. “Buscamos trazer mais opções de lazer, entretimento e diversão para os visitantes da praia. Pela grande quantidade de pessoas participando das competições e das dinâmicas, temos certeza que conseguimos somar com a organização de Araguacema”, pontuou. A Sejuves realizou ainda Blitezes educativas por meio da ação “Curta a Praia, não as Drogas”, com a intenção de combater o consumo de drogas e entorpecentes.

Fonte: Secom