Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Em uma visita surpresa, feita na manhã deste domingo, 31, o governador Siqueira Campos esteve na Sala Azul, que é uma ampliação do Pronto Socorro do HGP - Hospital Geral de Palmas. Siqueira conversou com os pacientes, ouviu sobre o estado de saúde de cada um, ofereceu palavras de conforto e falou sobre o período que o governo enfrenta de recuperação do Estado. A construção da Sala Azul foi concluída na última sexta-feira, 29, e ocupada imediatamente sem esperar inauguração, pois atende a demanda de pacientes que ficam em observação, com menor grau de gravidade, aguardando diagnóstico de patologia. O governador estava acompanhado da primeira-dama Marilúcia Siqueira Campos, do senador Vicentinho Alves e dos secretários Arnaldo Alves Nunes, da Saúde e Raimundo Boi, da Gestão Hospitalar.

Os pacientes elogiaram a iniciativa do governo em priorizar a ampliação do Pronto Socorro e agradeceram ao governador. “O atendimento aqui está sendo excelente. Agora sim, temos um local adequado e digno para que minha mãe seja atendida com a qualidade e conforto que ela merece”, disse Vânia Vieira dos Santos Lira, que acompanha a mãe internada na Sala Azul desde sábado, 31. A paciente Ana Maria Pereira de Freitas, também elogiou o novo espaço no HGP. “Gostei muito da nova Sala Azul, eu já fui atendida na antiga e posso dizer que melhorou muito, muito mesmo. Agora tem ar condicionado, leitos melhores, e o posto de enfermagem bem aqui juntinho, dentro da sala. Antes a gente ficava em um corredor, sem ventilação. Nunca fui tão bem atendida”, afirmou.

Siqueira Campos explicou as dificuldades que o Estado enfrenta e também as ações voltadas para solucionar os problemas. “Nós estamos trabalhando para melhorar ainda mais as instalações e também adquirindo novos equipamentos de alta tecnologia, para garantir o atendimento com qualidade ao cidadão. Estamos enfrentando uma fase de recuperação do Estado, inclusive de recuperação da credibilidade do Estado para garantir recursos para a saúde. Com a credibilidade recuperada, teremos o dinheiro que precisamos para melhorar os serviços”, explicou o governador.

O senador Vicentinho Alves acompanhou o governador durante a visita e também elogiou a nova Sala Azul. “Nós estamos acompanhando o trabalho do governo em busca das melhorias para o setor da Saúde e que o nosso povo necessita e sei o quanto o governador Siqueira Campos está empenhado nessa missão”, disse o Senador que em Brasília tem feito gestão junto ao Governo Federal para garantir agilidade e apoio para o Governo do Estado.

O governador também visitou o setor de Imagenologia do Hospital e a UTI.

Sala Azul

O setor tem esta nomenclatura em função do Qalisus, Programa do Ministério da Saúde que qualifica o agravo de risco e de ordem de atendimento. A indicação utilizada por cor serve para orientar e situar os profissionais quanto às condutas de priorização de atendimento e de situação clínica do paciente.

O espaço que antes possuía 81 metros quadrados agora tem 260 metros quadrados, com climatização, 50 leitos, aparelhos de oxímetros de pulso, monitores mutiparâmetros e fluoxômetros de ar oxigênio.

Os pacientes da Sala Azul contam com a presença de equipe de médicos e enfermeiros exclusivos, laboratório exames de apoio diagnóstico como RX, tomografia, ressonância magnética e ultrassonografia.

O Governo do Estado investiu cerca de R$ 294 mil na construção, incluindo os equipamentos.

A diretora geral do HGP, Cleide Justys, disse que a estrutura deu um novo fôlego aos servidores do Hospital. “Uma vez que você tem estrutura adequada para atender bem, nós funcionários também estamos sendo cuidados. Ganha o paciente, a população, e também ganham os servidores que poderão prestar um serviço de melhor qualidade”, disse.(Secom)