Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

No último dia 30, a Polícia Civil da cidade de Palmeirópolis prendeu em flagrante delito Euríperdes Clemente Rosa, 52 anos, pelo crime de posse ilegal de arma de fogo. Na ocasião, o acusado estava em casa ameaçando a filha, Elizabeth Gomes, de 25 anos, que conseguiu acionar a polícia. Após ser conduzido à delegacia, Eurípedes foi autuado em flagrante, contudo, pagou fiança e foi liberado. A filha não quis representar o pai, razão pela qual foi instaurado inquérito para apurar o crime pela posse ilegal de arma de fogo.

Desde 2003, o Brasil tem uma das mais rigorosas legislações para o controle da comercialização de armas de fogo e munições. Entre outras restrições, a lei, que ficou conhecida como Estatuto do Desarmamento, limita o porte de armas a agentes de segurança pública, integrantes das Forças Armadas, policiais, caçadores e funcionários de empresas de segurança.

Apesar dessa legislação restritiva, o Brasil, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), ainda é o sexto país do mundo em homicídios, metade dos quais cometidos por armas de fogo. Estas, na contabilidade do Ministério da Justiça, superam 16 milhões de unidades no País, sendo que mais de 47% circulam ilegalmente. (Ascom/SSP)