Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

O governador Siqueira Campos apresentou ao ministro do Turismo, Pedro Novais, uma série de obras e projetos na manhã deste sábado, dia 6 de agosto. O Governo do Estado já está construindo a pavimentação asfáltica da TO-030, trecho de 66,56 km entre os municípios de Novo Acordo e São Félix do Tocantins, por meio de convênio com o Ministério do Turismo - MTur, e o governador quer aumentar a parceria.

Dentre os novos pedidos do Tocantins para o MTur estão a complementação da TO-030, com a pavimentação de mais 71 km, levando o asfalto até o Povoado Prata, a construção do Aeroporto de Mateiros, a revitalização da Praça dos Girassóis, em Palmas, e apoio às festividades religiosas em todo o Estado.

Novais e o governador, após assinarem documentos de convênio no Palácio Araguaia, partiram para sobrevoar a região do Jalapão, com pausa para almoço em São Félix. O ministro pediu que o Tocantins inscreva os municípios com seus festejos e romarias de destaque no concurso que vem sendo realizado em nível nacional.

A ideia do governador é incrementar todas as frentes de atração do turismo, a exemplo da área das manifestações religiosas, de aventura, selvagem, de visitas e contemplação das belezas naturais. “Temos que construir uma estrutura neste sentido, pois ainda somos muito pequeninos em relação ao mundo”, admitiu o governador que idealiza que essa estrutura propicie a criação de “um arco integrando a região do Jalapão, sul do Maranhão, Piauí e Bahia”.

Com a medida, o governador quer integrar ao mesmo tempo a região, tida como isolada, ao contexto do Estado e do País, permitindo que os habitantes que ali vivem desenvolvam atividades que possam gerar ganhos e rendas para suas famílias. As proposições do governador foram bem recebidas pelo ministro, que assegurou: “Tudo é possível quando se tem recursos. E teremos recursos para o Tocantins, com fé em Deus”, disse ele.

Pedro Novais garantiu que agora parte-se para a fase de elaboração de projetos no setor de turismo e fez questão de pedir o apoio do estado nesta tarefa. Ele recebeu também do senador Vicentinho Alves (PR-TO) solicitação de apoio para que o Centro de Convenções de Porto Nacional, em fase de conclusão de suas obras, seja dotado de sua estrutura em termos de equipamentos, ao adiantar que o local passará a atender à cidade e aos demais municípios do entorno. O parlamentar convidou, inclusive, o ministro para estar presente à solenidade de inauguração da obra, no mês de outubro. (Secom)