Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), por meio de sua Secretaria de Tecnologia da Informação, recebeu o certificado do Programa Green IT da multinacional de origem japonesa Furukawa. Através de uma parceria entre o Tribunal e a empresa, foram recolhidos, embalados e destinados, de forma ecologica, quase meia tonelada de sucata de cabos, resultante da substituição do cabeamento estruturado da instituição.

Isto significa que cerca de 250 kg de materiais contaminados com metais pesados deixaram de ser depositados em aterros industriais. A reciclagem deste material economizou ainda a extração de 46,8 toneladas de minério de cobre e um gasto de energia elétrica suficiente para abastecer 32 residências por um mês.

De acordo com o chefe da Seção de Redes e Segurança de Computadores, José Neto Carneiro, esta parceria é importante por dar o destino correto a estas sobras sem nenhum custo ao Tribunal. “O maior ganho é que esta certificação está dentro da política do TRE-TO e tem um peso forte dentro do Programa Agenda Socioambiental”, afirma.

Além da certificação, o Tribunal também recebeu como compensação pela quantidade de material reciclado, seis caixas de cabos de rede com valor estimado em cerca de R$ 2.000,00. O Programa Green IT é uma solução sustentável que tem o objetivo de racionalizar a utilização de recursos não-renováveis com o tratamento de resíduos provenientes do descarte de produtos agressivos ao meio ambiente. (Ascom TRE-TO)