Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Será realizada no próximo sábado, 13, às 16h, no auditório do Conselho Regional de Medicina, a palestra Saúde e Espiritualidade, ministrada pela médica Antônia Marilene da Silva, especialista em cardiologia, medicina de tráfego e médium-membro da Associação Médico Espírita do Brasil.

A palestra, segundo a organização do evento, visa discutir os aspectos positivos da interferência da fé na saúde do paciente. Além disso, serão abordados conceitos de religiosidade, comportamentos e crenças e as formas como podem alterar um tratamento médico.

“O evento, que será aberto também à comunidade, é voltado, em especial, aos médicos e outros profissionais da Saúde e tem como objetivo mostrar as várias ferramentas que a medicina trabalha, inclusive, com a fé e religiosidade”, destaca Mozart Dimas Oliveira, médico neurologista e um dos organizadores do evento.

Saúde Integral

De acordo com Jorge Guardiolla, médico oftalmologista, estudos realizados por vários pesquisadores, em diversas universidades da França, Estados Unidos, Inglaterra, Brasil, entre outros, mostram que “os fatores fé e religiosidade colaboram para a adesão do tratamento, alívio e cura das enfermidades, tratando o indivíduo como um todo: corpo físico, corpo espiritual e mente”, destaca.

AME Tocantins

A Associação Médico-Espírita do Tocantins terá como finalidade, o estudo da Doutrina Espírita e de sua fenomenologia, reunindo os profissionais que se interessam pelo assunto, para integração e aplicação, nos campos da filosofia, da religião e da Ciência, em particular da Medicina, procurando fundamentá-la, através de estudos e experiências .

“A Doutrina Espírita, representada pelas Associações Médico-Espíritas, espalhadas por todo o Brasil, vem prestando relevante contribuição à Medicina, principalmente no campo da bioética e na discussão dos paradigmas médicos atuais, promovendo uma Medicina mais humanista, ética, que contempla o ser humano integralmente, inclusive sua espiritualidade”, justifica Mozart Dimas.

(Assessoria de imprensa do evento)