Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

O procurador da República Álvaro Lotufo Manzano participa nesta quarta-feira, 17, na aldeia aldeia Wari-Lyty, no município de Santa Fé do Araguaia, de audiência pública com objetivo de debater melhorias no provimento à saúde do povo karajá/xambioá. Além das lideranças indígenas, participarão representantes do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Tocantins – pólo base de Santa Fé do Araguaia, e Casa do Índio de Araguaina.

O evento é uma solicitação em caráter urgente do Cimi e dos indígenas após realização reunião entre lideranças do povo karajá/xambioá. Eles denunciam más condições nos postos de atendimento aos indígenas que motivam desconforto, a exemplo de falta de materiais até mesmo para primeiros socorros, falta de transporte adequado de pacientes até a cidade e corte no fornecimento de energia e água em alguns postos.

Outro tema a ser tratado é a construção de um posto de saúde que já estaria autorizado mas ainda não saiu da fase de projetos. (Ascom MPF-TO)