Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Além de relembrar a independência do Brasil do reino de Portugal, o desfile cívico das comemorações do 7 de Setembro em Gurupi levou para as ruas a temática “Construindo juntos um mundo melhor” onde cada escola levou sub-temas que refletiram sobre os acontecimentos que envolvem mundo contemporâneo, como meio ambiente, ciência e tecnologia, história, saúde, esporte e cultura.

A solenidade iniciou às 7h30 em frente a Prefeitura de Gurupi onde foi executado o hino nacional, hasteamento da bandeira e, em seguida, deu-se o início do desfile cívico na Avenida Goiás. “Os alunos, educadores, polícia Militar, bombeiros, a Cipama e o Exército Brasileiro mostraram ao povo de Gurupi a importância da valorização do civismo - que neste ano levaram para o desfile um tema importante que é construir juntos um mundo melhor, onde cada um contou um pouco da história da nossa cidade, da nossa cultura e despertou sobre a importância em preservar o meio ambiente”, disse o prefeito Alexandre Abdalla.

O professor de Educação Física da Escola Municipal Dr. Ulisses Guimarães, Franscismar de Oliveira, conta que a turma ensaiou duro durante um mês para poder entrar afinada na avenida e fazer bonito no desfile de 7 de setembro. “Nos dias atuais não é nada fácil as pessoas estarem presente para prestigiar o desfile, ainda mais num feriado e tão cedo. Acho que o civismo ainda está forte nos gurupienses. Quando estamos na avenida, o público olhando pra gente é uma emoção a parte, é muito prazeroso”, afirmou o professor.

O secretário municipal de Educação, Esporte e Juventude, Antonio Carlos Pakalolo, destacou a criatividade dos educadores e alunos. “Nós ficamos surpreso com tanta criatividade dos diretores, coordenadores e dos professores das escolas que surpreenderam neste ano com as suas indumentárias, ornamentações e criatividade e trouxeram para o desfile uma roupagem diferente e não fugiram do tema que foi criado”, disse.

Experiência em desfile cívico não falta ao estudante Thyago Vinicius dos Santos, 19 anos, que neste ano desfila na fanfarra da Escola Estadual Joaquim Pereira da Costa, pela sexta vez. “Cada vez é diferente, tem vez que ainda dá um friozinho na barriga, no começo eu ficava nervoso, mas agora estou acostumado. É muito legal o público estar aqui pra ver a gente, apesar do feriado”, contou o aluno do 9° ano do ensino fundamental.

Já o Comandante do 4º BPM, tenente coronel Uzimael, destacou a participação do desfile militar que neste ano teve a presença do 22º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro. “Foi um desfile perfeito onde as escolas superaram todas as nossas expectativas e o desfile militar teve uma inovação com o pelotão do Exercito Brasileiro”, disse o comandante. (Ascom Prefeitura de Gurupi)