Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

A Prefeitura de Palmas, o Ministério da Saúde e parceiros abrem, nesta quinta-feira, dia 15, às 14:30 horas, no auditório do Conselho Regional de Medicina (CRM), as ações educativas que serão desenvolvidas durante a Semana Nacional de Trânsito, que acontece de 15 a 24 de setembro.

Com o tema: “Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito 2011/2020: juntos podemos salvar milhões de vidas”, o evento vai apresentar ainda o Plano de Ação Nacional da Década da Segurança Viária; o Plano Municipal de Trânsito, avaliar o resultado do monitoramento feito pelo pelos técnicos nacionais e internacionais, do Projeto Vida no Trânsito, além do lançamento da Campanha Publicitária de Educação para o Trânsito.

Envolver a sociedade

“Vamos expor o planejamento como um todo, avaliar esse monitoramento e abrir as ações que serão promovidas no decorrer da semana, com o objetivo de sensibilizar e envolver toda a sociedade, para a construção de um trânsito mais pacífico e seguro em Palmas” - destaca Marta Maria Malheiros Alves, Presidente da Comissão Pública para Planejamento, Desenvolvimento e Execução do Projeto Vida no Trânsito.

Ações práticas

Segundo Kelen Esmeraldina de Araújo, gerente de Educação para o Trânsito, da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte, (SMSTT), “de forma intersetorial, serão desenvolvidas ações como : blitze preventivas, cursos, simpósios, passeios ciclísticos, oficinas, palestras e o lançamento do II Concurso Eldon Correia, para que envolvam toda a sociedade e a sensibilize para a parcela de responsabilidade que cabe a cada cidadão” - ressalta.

Prevenir e reduzir acidentes

O Projeto Vida no Trânsito tem como principal objetivo a redução de acidentes graves e mortes, causadas por acidentes de trânsito e visa reduzir, em pelo menos 10%, o número de óbitos por acidentes de trânsito, a cada ano, na Capital.

Palmas foi uma das cinco capitais brasileiras escolhidas para a implantação do projeto, em função das altas taxas de mortalidade, de internação hospitalar por acidentes graves, pelo excesso de velocidade e contingente de motos em circulação.

União de Esforços

O Projeto Vida no Trânsito reúne esforços da Comissão Interministerial, entre eles, o Ministério da Saúde, das Cidades, Casa Civil, Polícia Rodoviária Federal, Prefeitura de Palmas (Secretarias: da Saúde, Transito e Transporte, Educação e Assessoria de Comunicação, SAMU); Governo do Tocantins (Secretarias de Saúde, Educação, Comunicação, Detran, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros); Organização Pan-Americana de Saúde; Organização Mundial de Saúde, UFT, Fundação Bloomberg Philanthropies; Universidade John Hopkins ; Global Road Safety Partnership, Sest/Senat, Conselhos Regionais de Medicina e de Psicologia . (Ascop)