Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação Marques já foi deputado estadual e presidente do Itertins Marques já foi deputado estadual e presidente do Itertins
  • Júnior Coimbra (D) durante encontro com o ministro Padilha

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, confirmou ao deputado federal Júnior Coimbra (PMDB-TO) que a nomeação do ex-deputado estadual Onofre Marques de Melo para assumir a Superintendência da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) será publicada no Diário Oficial da União da próxima terça, 20.

Após a publicação da nomeação, Onofre Marques deverá ser empossado no comando da Funasa no Tocantins.

O Ministro explicou a Coimbra que a demora no processo de nomeação ocorreu em razão dos entraves burocráticos que devem ser obedecidos nos casos de indicações para ocupar chefias de cargos federais nos estados. Segundo Coimbra, o nome de Onofre Marques foi aprovado pela Casa Civil da Presidência da República e passou pelo crivo da Agência Brasileira de Informação, a ABIN. “Só estava faltando a publicação da nomeação para ele assumir o cargo”, afirmou o parlamentar.

A Fundação Nacional de Saúde é um órgão executivo do Ministério da Saúde e tem como responsabilidade a promoção da inclusão social por meios de ações de saneamento para prevenção e controle de doenças. É também a instituição responsável por formular e implementar ações de promoção e proteção à saúde relacionadas com as ações estabelecidas pelo Subsistema Nacional de Vigilância em Saúde Ambiental.

Trabalho Escravo

A indicação do ex-deputado Onofre Marques estava envolta em polêmica pelo fato dele ter o nome arrolado na “Lista Suja do Trabalho Escravo” como noticiou o Conexão Tocantins no mês de junho por conta da ocorrência trabalhista na fazenda Água Roxa, de sua propriedade, na cidade de Ananás, no norte do Tocantins.

O nome de Onofre Marques foi indicado para o órgão pelo deputado federal Junior Coimbra.