Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O conselheiro vice-presidente do Tribunal de Contas Estado do Tocantins (TCE/TO), Herbert Carvalho de Almeida, será agraciado com o Colar do Mérito da Corte de Contas Ministro José Maria de Alkmim, durante solenidade a ser realizada nesta quinta-feira, 20, às 17h, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

A homenagem é uma iniciativa do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE/MG), em reconhecimento ao mérito de personalidades ou instituições, que tenham prestado relevantes serviços ao Tribunal de Contas, ao estado de MG e ao País.

Além do conselheiro Herbert de Almeida, serão condecoradas mais 44 autoridades. Entre elas o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Ministro Benjamin Zymler.

Colar do Mérito

O Colar do Mérito foi criado em 1995, pela Resolução n° 12/95 e já agraciou 378 personalidades.

Perfil

O Conselheiro Herbert Carvalho de Almeida, natural de Monte Carmelo, Minas Gerais, é formado em Direito pela Universidade Federal de Goiás. Foi Oficial de Gabinete da Secretaria do Interior e Justiça de Goiás e Chefe de Gabinete da Casego/GO. No Tocantins, foi advogado do Gabinete da Governadoria, nos primeiros meses de implantação do Estado. Em 1° de junho de 1989, entrou para os quadros do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas como procurador nomeado em comissão, cargo para o qual prestou concurso público no ano seguinte, tendo sido aprovado em primeiro lugar. No final de 1991, foi eleito para compor a lista tríplice encaminhada ao então governador, sendo o escolhido para ocupar o cargo de procurador-geral no biênio 92/93. Foi reconduzido ao cargo no mandato seguinte, no qual permaneceu até ser nomeado como Conselheiro do TCE, cuja posse ocorreu no dia 3 de julho de 1995. Presidiu o Tribunal de Contas nos biênios 99/2000 e 2001/2002. Foi eleito vice-presidente do TCE para o biênio 2011/2012, em sessão solene datada em 15 de dezembro de 2010, no qual assumiu oficialmente em 4 de fevereiro de 2011.