Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

No próximo domingo, 23, o Brasil comemora o Dia do Aviador. Por conta da data, o Aeroclube de Porto Nacional realizará uma programação em homenagem a todos os aviadores.

O aeroclube de Porto Nacional realizará programação com a ação principal através da entrega de comendas – novidade do aeroclube que institui a homenagem e a condecoração a cinco personalidades: o governador Siqueira Campos, o senador Vicentinho Alves; o ex-presidente que reabriu o aeroclube no dia 15 de dezembro de 2002, Danton Brito Filho; além de mais dois alunos formados na primeira turma do aeroclube em 1957, os pilotos Adir dos Santos Valente e Aderson da Silva Costa.

Na última semana, uma Assembléia Geral foi convocada para tratar da programação em alusão a data e criar a comenda, como homenagem a pessoas que tenham serviço prestado em prol do aeroclube da cidade. Por unanimidade foi aprovado o nome da comenda: Comandante Vicentão – ele que foi piloto e um dos fundadores do aeroclube. Vicentão era pai de Vicentinho Alves.

Para o presidente do aeroclube, o vereador Neto Aires, o aeroclube vem recuperando sua missão em formar pilotos numa capacitação referenciada e garantindo a saúde financeira da instituição.

“As homenagens no Dia do Aviador servem para que as novas gerações de estudantes da aviação, o aeroclube e a sociedade portuense integrem-se às atividades do clube. Porto Nacional voltará a ser referência na formação de pilotos na região norte do Brasil, pois o aeroclube, muito em breve, voltará ao céu de brigadeiro”, afirma. (Ascom Neto Aires)