Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O senador Vicentinho Alves estará presente à cerimônia de inauguração da ponte dos Imigrantes Nordestinos Padre Cícero José de Souza realizada nesta sexta-feira, 21, em Miracema.

Juntamente com o Governador Siqueira Campos, o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, demais autoridades do governo do estado e colegas parlamentares, Vicentinho participará da solenidade que “marca mais este compromisso do Governador Siqueira Campos em reconstruir o Tocantins e colocar o estado nos trilhos do desenvolvimento”, disse.

“A obra que será entregue tem a contribuição dos parlamentares tocantinenses da bancada federal. Sinto meu dever cumprido em poder contribuir como deputado federal e agora como Senador da República através das emendas de bancada para a construção deste empreendimento”, afirma o senador.

Informações / Técnicas

Dados do Ministério da Integração Nacional apontam que a ponte, localizada na rodovia TO-010, trecho Palmas – Miracema e BR 153, segmento Km 50 ao Km 50,6, contou com investimentos de mais de 101 milhões de reais, sendo que deste valor, coube ao Tocantins contrapartida de R$ 12.235.463, 73 e ao Governo Federal a quantia de R$ 88.775.800,84. O convênio do Ministério da Integração que celebra a obra é o 1325/2008, processo 59200.00437/2008-03.

A estrutura da ponte conta com 609,12 metros de comprimento, por 16 metros de largura; gabarito de navegação de 85 m x 15 m; pilares com altura média de 16,00 m executados pelo processo de forma deslizante; viaduto de acesso em vigas pré-moldadas e trecho do vão navegável executado pelo sistema de balanço sucessivo, com estais extradorso.

“O escoamento da produção ganha um grande reforço com esta obra. Não só a capacidade de tráfego será agilizada via terrestre, como o Rio Tocantins permanece com todo o potencial aproveitável para navegabilidade”, conclui Vicentinho.

(Ascom Vicentinho Alves)