Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Para mobilizar as instituições do setor agropecuário no Tocantins, a Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, realiza amanhã, quarta-feira, às 10 horas, no auditório da Secretária Estadual da Indústria e Comércio, reunião para conhecer e discutir a viabilidade da implantação do Programa BPA-BC - Boas Práticas Agropecuárias para Bovinos de Corte. O tema também será apresentado durante o VI Encontro Estadual de Pastagens, que acontece na quinta-feira (27), no Campus da UFT - Universidade Federal do Tocantins, de Gurupi.

De acordo com o coordenador de Desenvolvimento Animal, o médico veterinário Cláudio Luiz Sayão Lobato, foram convidados para a reunião representantes do Sebrae - Serviço de Apoio às Pequenas e Médias Empresas, Sindicarne – Sindicato das Indústrias de Carne, Sindicouro – Sindicato das Indústrias do Couro, Fieto – Federação das Indústrias do Estado do Tocantins, Faet – Federação da Agricultura do Estado do Tocantins e Secretaria da Indústria e Comércio, entre outras.

Lobato explica que o programa é do Governo Federal, Ministério da Agricultura, coordenado pela Embrapa Gado de Corte, mas que para ser implantado é essencial o envolvimento das instituições ligadas ao setor. “Para que os produtores rurais tomem conhecimento do Programa, a Embrapa e as entidades parceiras vem desenvolvendo ações de conscientização dos produtores. Com o programa o produtor poderá identificar e controlar os diversos fatores, que influenciam a produção, contribuindo para o aumento do desfrute do rebanho e na redução das perdas”, adiantou.

O coordenador ainda complementou. “Isso resulta em sistemas de produção mais competitivos, mediante a consolidação do mercado interno e a ampliação das possibilidades de conquista de novos mercados que valorizam a carne o couro de alta qualidade”. Segundo ele, para o setor produtivo o BPA – BC será uma ferramenta de gestão, que quando aplicada corretamente, resultará na redução dos custos de produção e no aumento da rentabilidade. (Ascom Seagro)