Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia


No próximo dia 21 de novembro dentro da programação de comemoração do Dia da Consciência Negra, ao Estado de Tocantins passará a integrar o circuito internacional do afronegócio através de oficialização que será realizada pela Câmara de Relações Comerciais e do Turismo Brasil, Comunidade de Países de Língua Portuguesa e Associação Nacional do Turismo Afrobrasileiro - ANTAB.

Destacar o empreendedorismo, o setor de negócios, criar oportunidades de ações empresariais envolvendo os afrobrasileiros do Estado do Tocantins, afro-americanos, africanos e negros das Guianas Francesa e Inglesa é uma das propostas que estão sendo trabalhadas pelas instituições que são presididas pelo empresário do setor de beleza e estética afro, Francisco Henrique Silvino.

O mercado de beleza será o ponto de predominância a ser trabalhado, pois com a larga margem de percentual de negros e afrodescendentes no Estado (superam 70% da população), o crescimento do setor no Brasil, com destaque principalmente na questão de elevação de criação de linhas de produtos para negros e com o grande interesse em se captar turistas estrangeiros para vir ao Brasil efetuar compras e buscar oportunidades de qualificação profissional, a Câmara de Relações Comerciais e do Turismo Brasil, Comunidade de Paises de Língua Portuguesa e Associação Nacional do Turismo Afrobrasileiro - ANTAB apostam no Estado de Tocantins como referência para desenvolver o circuito nas regiões norte e nordeste.

A empresa Paoli Brasil de Santa Catarina, criadora da linha Afro Wave, que é composta por produtos para cabelos afro e étnicos (química e tratamento) em parceria com a ANTAB realizará o lançamento da linha com a realização do congresso que será acontecerá nos dias 21 e 22 de Novembro no Auditório da Secretaria Estadual de Habitação do Tocantins. Haverá apresentações técnicas e palestras, incluindo-se temas para a auto-estima e profissionalização, além de apresentações artísticas com a participação da Comunidade Carnavalesca de Palmas (COCAR).

Um dos maiores objetivos com a integração do Estado do Tocantins no circuito internacional do afronegócio é a possibilidade da vinda de missões empresariais para as feiras e eventos organizados no Estado, tendo como atrativo a oportunidade dos turistas e empresários conheceram a realidade das atrações turísticas existentes com o recorte étnico racial.

Ainda comoatrações para o evento foi solicitadoapoio para a Prefeitura de Palmas através da diretoria de turismo e à Agência de Desenvolvimento Turístico do Tocantins (Adtur) para que seja realizado um passeio para a delegação que estará em Palmas em decorrência do evento. Há o interesse da comitiva da ANTAB em conhecer a beleza do Jalapão para que no próximo ano seja uma das sedes de algumas realizações por parte da entidade. (Assessoria de Imprensa da ANTAB)