Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

A união de esforços da Agência de Desenvolvimento Turístico do Estado do Tocantins (Adtur), Celtins e Empresa das Artes resultou na publicação do “Guia Turístico, Ecológico, Histórico e Cultural do Tocantins, com lançamento marcado para a próxima quarta-feira, dia 30 de novembro, às 18h30, no hall do auditório do Palácio Araguaia, em Palmas. A edição do Guia foi feita com recursos cedidos pela Companhia de Energia Elétrica do Estado do Tocantins através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). A Adtur disponibilizou veículo e técnico para acompanhar a equipe de pesquisa em trabalho de campo durante três meses.

Também repassou fotos de seu acervo, informações, além de produzir roteiro para a captação fotográfica nas regiões turísticas. O órgão ficou responsável pela apresentação da Editare, empresa que produziu o Guia, com as principais operadoras e agências de turismo receptivo e com os municípios percorridos. A Adtur interagiu com o trade, dando ênfase a entidades como ABAV, Convention &Visitors Bureau, secretarias de Cultura e de Meio Ambiente, e Universidades e entidades de ensino que oferecem cursos de Turismo, Jornalismo, História e Meio Ambiente.

Foram realizados contatos com os principais estabelecimentos hoteleiros voltados às áreas de Gastronomia regional, e técnicos da Adtur fizeram revisão de conteúdo do Guia. A Editare irá repassar à Agência de Desenvolvimento Turístico mil exemplares e cópia digital de todas as fotos produzidas pelo fotógrafo contratado, com resolução suficiente para uso publicitário e jornalístico. A Empresa das Artes responsabilizou-se pela divulgação nacional, através de Assessoria de Imprensa e publicação de anúncios em revistas da Editora Três.

O Guia foca o potencial do Tocantins em textos e fotos que irão embasar visitantes e tocantinenses com informações sobre roteiros. São considerados aspectos históricos, principais manifestações culturais e gastronômicas e os atrativos de sol e praia, diferenciais por sua sazonalidade. E mais a biodiversidade amazônica e pluralidade dos diferentes ecossistemas. (Ascom Adtur)