Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Durante a sessão ordinária da tarde desta quarta-feira, 30, na Assembleia Legislativa, a foi lida a indicação da nova liderança do PMDB na Casa. De novidade, aliás, a liderança não traz muita coisa. O cargo voltou para as mãos da deputada Josi Nunes (PMDB), depois de 6 meses de sua renúncia. Ao lado de Josi, o deputado Vilmar do Detran assumirá a vice-liderança do partido na AL.

A liderança volta para a deputada que já exerceu o cargo até o episódio da indicação da conselheira Leide Mota para o Tribunal de Contas do Estado, no princípio do ano. Na ocasião, a deputada deixou a liderança do PMDB por conta de divergências na aprovação da ex-subsecretária da Indústria e Comércio que contou com os votos de três deputados do PMDB, mesmo depois da indicação da liderança em obstruir o pleito. Na época, inclusive, o deputado Vilmar foi um dos que compareceram à sessão para a votação.

Em entrevista ao Conexão Tocantins durante a sessão, a deputada frisou que volta para contribuir mais uma vez com o partido. Lembrando do episódio no princípio do semestre, a deputada frisou que renunciou à época por que seu grupo decidiu, naquele ato, tomar decisões sem o consenso da liderança do partido.

Já nesta segunda passagem pela liderança do PMDB no final de 2011, Josi informou que espera conseguir maior unidade entre os agora cinco deputados, mas que tem os pés no chão com relação a esse tipo de situação. “Aquele episódio da indicação da conselheira foi muito complicado. Agora vou fazer o máximo que eu puder fazer”, salientou.

Segundo Josi, que durante este período chegou por diversas vezes a rejeitar a possibilidade de retornar à liderança do PMDB, sua volta se deu principalmente por falta de outras possibilidades dentro do quadro do partido na Casa. Dos cinco deputados da legenda na Assembleia, três – José Augusto Pugliese, Iderval Silva e Eli Borges – fazem parte da Mesa Diretora e não poderiam assumir a liderança do PMDB. Com isso, sobraram apenas a vaga para Josi e Vilmar do Detran. “O partido me sensibilizou e eu acabei aceitando novamente”, completou.