Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

A reclamação de pacientes da rede pública de Saúde sobre os serviços oferecidos nas unidades estaduais, principalmente no Hospital Geral de Palmas (HGP), foi um dos principais assuntos discutidos pelos deputados na sessão desta quinta-feira, dia 8. O parlamentar Wanderlei Barbosa (PSB) cobrou maior fiscalização do Governo do Estado em relação aos serviços prestados pela Pró- Saúde, entidade filantrópica que administra os hospitais públicos, e pediu a imediata nomeação dos classificados do concurso da área.

Wanderlei ressaltou a precariedade no atendimento no HGP e a demora na realização das cirurgias. “O governo terceirizou a Saúde para melhorar a qualidade dos serviços. Porém, ainda não vimos nenhuma melhoria e, sim, muita reclamação. Se a Pró-Saúde não está administrando bem, a Secretaria Estadual precisa cobrar resultado e fiscalizar as ações”, enfatizou Wanderlei Barbosa.

Já a deputada Solange Duailibe (PT) enfatizou o descontentamento da população com o atendimento. “O HGP está superlotado de pacientes do interior do Estado que buscam a realização de cirurgias complexas e serviços especializados, mas eles não tem recebido os cuidados que precisam”, salientou a deputada.

Sobre a grande demanda de pacientes de Palmas no HGP, Solange destacou que apenas 3% das pessoas atendidas naquela unidade são moradores da Capital. “A prefeitura de Palmas repassa todos os anos três milhões de reais para o HGP custear as despesas dessa população. Mas, apesar desse empenho, a comunidade não está recebendo atendimento adequado”, enfatizou Solange. (Dicom/AL)