Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

A Coordenação Geral do PPG - Programa de Pós-Graduação da Bionorte - Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal, lançou o edital de seleção de candidatos para ingresso no primeiro semestre de 2012 no curso de Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia.

Das 100 vagas ofertadas, 10 são destinadas a estudantes do Tocantins. O edital pode ser conferido no site da Bionorte: http://www.bionorte.org.br/, onde está especificada toda a documentação necessária para efetivar a inscrição.

Podem se candidatar ao curso pessoas com formação de mestre em áreas relevantes para a biodiversidade ou biotecnologia ou afins. O período de inscrição será até o dia 05 de janeiro de 2012. O candidato que não possui o título de mestre, mas que tenha produção técnico/científica e a participação comprovada em congressos e reuniões científicas, e experiência de pesquisa técnico/científica também pode se inscrever.

A inscrição deverá ser efetivada obrigatoriamente por meio do Sistema AcadêmicoEletrônico, através do site daBionorte.A documentação impressa deverá ser entregue na Universidade Federal do Tocantins (UFT) no Laboratório de Microbiologia Ambiental e Biotecnologia, na Secretaria do PPG-BIONORTE no endereço ALC NO 14 s/n Campus Universitário, Av. NS 15, Prédio II/ sala 05, Caixa postal 114, CEP: 77.020-210 Palmas – TO.

De acordo com o coordenador da Rede no Tocantins prof. Dr. Raphael Sanzio Pimenta o candidato também precisa de uma “Carta de Aceite” de um dos professores orientadores cadastrados na Bionorte. A relação dos oito professores que poderão orientar os doutorandos do Tocantins está no site da Bionorte. O processo seletivo será dividido em três etapas: Avaliação do projeto de tese, análise de currículo, e avaliação de proficiência em Inglês.

Segundo o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria da Ciência e Tecnologia do Estado do Tocantins, Alan Rickson Andrade, no intuito de fortalecer a Bionorte no Tocantins a Secretaria está submetendo um projeto no valor de R$ 600 mil junto a Sudam – Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia com o objetivo de possibilitar mais mobilidade aos participantes da Bionorte no Estado. “Com esse recurso os alunos e pesquisadores integrantes da Rede Bionorte no Tocantins vão poder viajar para cursar disciplinas, participar de palestras e congressos científicos nos outros Estados da Amazônia Legal”, destaca Alan Rickson.

Rede Bionorte

Criada em 2008 a Rede Bionorte tem o objetivo de apoiar os nove Estados da Amazônia Legal, fortalecendo a infra-estrutura e formando recursos humanos para a melhoria da pesquisa na região. Um estudo da Rede Bionorte mostrou que existem 74 cursos de mestrados e de doutorados na região. Compõem a Amazônia Legal os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão. (Ascom C&T)