Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

O secretário estadual da Educação, Danilo de Melo Souza, visita nesta quarta-feira, 28 de dezembro, as obras de reforma do Colégio Estadual Padrão, em Brejinho de Nazaré, a 92 km de Palmas. A obra, licitada em junho deste ano, está quase concluída.

Praticamente toda a estrutura teve que ser recuperada: as salas de aula agora receberam revestimento, vidros e instalações elétricas; a cantina, a biblioteca e o bloco administrativo terão ainda revestimento cerâmico, além de pias e bancadas; o pátio está recebendo cobertura e o telhado de muitas salas de aula teve que ser substituído por causa de infiltrações; o laboratório de informática, uma das principais reivindicações de professores e alunos, terá bancadas e instalações adequadas para o acesso a internet; dentre outras melhorias.

O Colégio existe desde 1981. No local já estudaram mil alunos por semestre. Hoje são 408. No dia 1º de fevereiro, o governador Siqueira Campos conduzirá de lá a aula inaugural do ano letivo de 2012.

Falta de Estrutura

Em junho desse ano, o secretário Danilo de Melo assumiu o compromisso de resolver definitivamente os problemas do Colégio Estadual Padrão. Na época, a parte administrativa da escola e duas salas de aula estavam funcionando improvisadamente sob tendas. Apesar do espaço climatizado, as salas eram separadas por divisórias, sem janelas, piso sem acabamento e o quadro escorado em carteiras. Além da manutenção dos aparelhos do ar condicionado não estar em dia, quando faltava energia as aulas precisavam ser suspensas por causa do calor.

Na época, a Seduc descobriu que no governo passado a reforma da estrutura já havia sido paga, mas a obra não foi concluída. A reforma da unidade escolar começou em agosto de 2008, com previsão de término em março de 2009. A denúncia foi, inclusive, encaminhada aos órgãos de controle, como Ministério Público Estadual, Controladoria Geral do Estado, a Procuradoria Geral do Estado e Tribunal de Contas.

Agora, para a conclusão da obra, o governo está investindo o montante de R$ 451.957,70. (Ascom Seduc)