Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

O 8º BPM (Batalhão da Polícia Militar), com sede em Paraíso do Tocantins, que abrange outros 17 municípios situados no Vale do Araguaia, computou os resultados positivos em 2011 em decorrência de balanço favorável das ações em comparação ao ano de 2010. Tais informações constam em relatório anual, o qual, através de indicativos percentuais, ilustram o desempenho das variadas atividades operacionais e administrativas daquela OPM (Organização Policial Militar).

De acordo com o balanço, em se tratando do número de ocorrências registradas em todo o âmbito de sua circunscrição (8º BPM), houve uma redução de aproximadamente 6% no número das mesmas em 2011, no comparativo com 2010, sendo neste ano registrado um total de 4.412 ocorrências e 4.183 no ano passado.

Houve ainda aumento de 36% nas apreensões de armas, sejam de fogo ou brancas (instrumentos cortantes), sendo apreendias 50 armas em 2010, enquanto que em 2011 efetuou-se 68 apreensões. Outro acréscimo significativo foi constatado quanto a posse e porte de entorpecentes, onde houve, no período de 2011, um incremento de surpreendentes 630% de detenções, comparando-se com 2010.

Conforme assegura o comandante do 8º BPM, tenente coronel QOPM Jarbas Lustosa de Sousa, “através de alguns dos indicadores, como os ilustrados, a Polícia Militar cumpre o seu papel, qual seja: servir e proteger, através do policiamento ostensivo/preventivo/repressivo, promovendo elevação da sensação de segurança a todos os 18 municípios que integram o 8º BPM.

Assim, os números apontados devem ser vislumbrados enquanto resultante da efetividade da atuação policial militar, e não enquanto elevação no número de condutas criminosas. As ações foram intensificadas em 2011, sendo desencadeadas 25 operações, intercaladas com blitzen nos trânsitos urbano e rodoviário, além da atuação do serviço de rádio patrulhamento e velado”, afirmou o comandante.

O tenente coronel Lustosa informou ainda que para 2012, as ações serão ainda mais efetivas. Sendo que a primeira semana do ano já fora marcada pela denominada “Operação Intermitente”, cujo foco direciona-se ao tráfico, comércio e consumo de entorpecentes, em Paraíso e adjacências.

Adiantou também, que todo o planejamento concernente a eventos e festividades já foi estruturado, já antevendo, carnaval, Semana Santa, exposições agropecuárias, aniversários das cidades, comemorações regionais, entre outros. “Dessa maneira, o 8º BPM, em mais um início de ano, reforça o compromisso de, em parceria com a sociedade, debelar atos atentatórios à paz e à ordem pública”, pontuou o Ten Cel PM Lustosa.