Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

A Polícia Militar do Tocantins informou nesta última quarta-feira, 18, o falecimento do coronel da reserva do Estado de Goiás, Benedito Souza Lima, de 92 anos. A morte natural ocorreu por volta das 15h da última terça-feira, dia 17, quando o mesmo passava pelo município de Tupirama (TO), a caminho de Palmas para tratamento.

O corpo do Cel Benedito foi velado na residência da família em Pedro Afonso (TO) e enterrado após a missa de corpo presente realizada às 17h dessa quarta-feira, na igreja matriz daquela cidade.

O Cel Benedito mudou-se para Pedro Afonso em 1939, onde ingressou na Polícia Militar do estado de Goiás. Dentre as funções desempenhadas, foi Chefe do Estado Maior da PM em Goiânia-GO, primeiro comandante do 3º BPM (Batalhão da Polícia Militar) em Pedro Afonso, Comandante de Unidade do Batalhão Tocantins em Araguaína e delegado regional de Polícia, no antigo Norte de Goiás.

Além de muitos amigos, o oficial deixou 18 filhos (9 adotados), 28 netos e 19 bisnetos. Dentre seus parentes, vários são militares, distribuídos pelos estados do Tocantins, Goiás e Mato Grosso, tendo neste último, os genros - coronéis Netelo e Emanuel, ambos ex-comandantes gerais no MT. No Tocantins são diversos militares na família, filhos e genros, entre eles, a secretária do Estado Maior da PMTO - cabo Elciane e seu esposo - capitão Dias, da Cipama – Companhia Independente da Polícia Militar Ambiental.

O Cel Benedito era bastante respeitado em Pedro Afonso como militar e como escritor, uma habilidade que herdou de seu pai Manoel de Souza Lima, ocupante da cadeira nº 33 da ATL (Academia Tocantins de Letras), com um acervo de mais de 100 livros de poesias. O único livro de Benedito foi lançado em 2005, com o título: “De tudo um pouco”, onde ele destaca sua grande tristeza pela morte de sua ‘alma gêmea’, a esposa Aldenora Feitosa Lima.