Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Antônio Gonçalves

Foto: Antônio Gonçalves

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Palmas começou o ano de 2012 plantando mudas de árvores em vários pontos da cidade. No ano passado, a secretaria iniciou os trabalhos com a abertura e preparo das covas. Essa ação conta com a parceria do Sindicato da Indústria de Comércio Civil (Sinduscon –TO), que cedeu 500 mudas por ocasião do Salão Imobiliário de Palmas, e dos Correios, que contribuiu com duas mil mudas e 3,5 toneladas de adubo químico.

Os locais de plantio cobrem várias áreas da cidade, como as Feiras da 304 Sul e do Aureny I, Espaço Cultural e Parque das Flores Tropicais e dos Idosos (anexos a esse), Praça da 603 Sul, Ciclovia na Theotônio Segurado, Parque das Buritiranas e Bosque da Av. JK na altura da Praia da Graciosa / CAT / UFT. De acordo com a Semasp, outros locais também poderão ser contemplados.

Nessa ação serão plantadas mais de 25 espécies de árvores sombreadoras, floríferas e frutíferas, inclusive com a introdução de espécies nunca plantadas em Palmas, como a pitanga e o cega-machado, espécies que serão plantadas por baixo da fiação, uma vez que elas não prejudicam a rede de energia

Ainda segundo a Semasp, o plantio segue importantes passos na direção da tecnificação e da profissionalização da atividade de arborização urbana, uma vez que o plantio foi feito em covas grandes e com métodos e insumos agronômicos, além da adequação das diversas espécies, levando em conta a característica de cada uma e as condições de cada local. (Ascop)