Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Preocupado com o alto custo da energia elétrica no Tocantins que impede a industrialização do Estado, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins – FIETO, Roberto Pires, juntamente com a secretaria municipal de Indústria e Comércio de Araguaina, convidou o presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Consumidores de Energia Elétrica e Combustíveis, deputado federal César Halum (PSD), para palestrar sobre as tarifas de energia elétrica, incluindo a metodologia da Aneel e as maneiras existentes para a diminuição dos encargos. A palestra acontece nesta quarta-feira (25), às 19h30min no auditório da FIETO de Araguaina.

César Halum promete provocar debates entre os participantes da palestra. “A partir do momento que envolve toda a população como consumidores de energia elétrica, é necessário que se tenha um debate e que todos entendam perfeitamente a composição da tarifa de energia que reflete diretamente no preço final do talão da conta de luz”, disse.

De acordo com o deputado, o Tocantins tem a energia mais cara do País e o Brasil tem a 3ª mais cara do mundo, quando tem tudo para ser a mais barata. “80% da nossa energia é produzida em hidrelétricas, ou seja, é a forma mais barata de produção, mas isso não reflete no talão de energia que pagamos. Isso tem que mudar! Isso vai mudar! Depende de nós – vamos pressionar!”, concluiu Halum.

Campanha pela redução

César Halum lançou em dezembro do ano passado uma campanha pela redução da tarifa de energia elétrica, que contou com milhares de acessos nas redes sociais. Segundo o deputado a campanha continuará este ano com muitas novidades. “Sozinho não consigo, mas com a ajuda dos tocantinenses, podemos chegar com mais força tanto no Governo Estadual, como no Governo Federal. As promessas são muitas, por isso nessa campanha mostro como podemos reduzir. Apresento o problema e a solução”, disse o parlamentar que concluiu prometendo estar em 2012 em todas as cidades do Estado fazendo palestras sobre o tema. (Ascom César Halum)