Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Com mais de um milhão de preservativos em estoque, para ser distribuídos, a Sesau – Secretaria de Estado da Saúde e os municípios estão mobilizados para realizar o carnaval da prevenção este ano. O governo informa aos gestores municípios que estão disponíveis na Secretaria da Saúde insumos de prevenção – preservativos masculinos e gel lubrificante e materiais de educação em saúde – folderes, cartazes, leque, baners e espelhos que serão utilizados no período das festas.

Todos os materiais que serão distribuídos contêm informações alusivas ao uso do preservativo. Alguns municípios já pegaram e irão realizar diversas ações no período pré e pós carnaval. Esperantina, no norte do Estado, terá uma programação diversificada com palestras, grupo de teatro, carro de som e mini trio que vai animar o bloco da prevenção na cidade.

Segundo a gerente de Prevenção da Sesau, Sâmia Chabo para evitar os problemas que podem surgi depois da folia, a Secretaria está buscando vários parceiros para disseminar a idéia de prevenção e uso de preservativos. “Vamos fazer uma grande mobilização no Estado, com distribuição em massa de preservativos. Precisamos que as pessoas entendam que é necessário se prevenir contra as doenças sexualmente transmissíveis e a Aids”.

Neste período de carnaval estarão trabalhando em conjunto com a Sesau, Polícia Militar, Civil e Guarda Metropolitana, Secretarias Municipais de Saúde, Polícia Rodoviária Federal, Infraero, Hospitais, Sest – Serviço Social do Transporte, Senat – Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte e organizações não governamentais.

Campanha

Este ano a campanha nacional de prevenção do Ministério da Saúde está trabalhando com foco nos jovens gays, de 15 a 24 anos. A ação dá prosseguimento ao tema lançado no Dia Mundial de Luta contra a Aids, em 1º de dezembro. De 1998 a 2010, no Brasil o percentual de casos na população heterossexual de 15 a 24 anos caiu 20,1%. Entre os gays da mesma faixa etária, no entanto, houve aumento de 10,1%, conforme último boletim divulgado pelo Ministério da Saúde. (Ascom Sesau)