Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Na manhã desta sexta-feira,10, a Secretaria Estadual da Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e órgãos ligados à causa indígena como: Funai, DSEI (Distrito Especial de Saúde Indígena), UNEIT (União dos Estudantes Indígenas do Tocantins), MPF (Ministério Publico Federal), Coordenação Iny Mahadu (Karajá), representantes da etnia Pankararu, secretarias de Estado e Universidade Federal do Tocantins, reuniram-se emergencialmente, com o objetivo de tratar de um problema que vem afligindo a etnia Karajá.

Só neste ano de 2012 ocorreram três casos de mortes por suicídio e seis tentativas de suicídios por parte de jovens indígenas Karajá que vivem da Ilha do Bananal. As causas são desconhecidas.

Após debates, ficou decidido de imediato, organizar uma caravana, com profissionais de diversas áreas, para visitar as aldeias do povo Karajá, na Ilha do Bananal, na próxima semana de fevereiro (de 13 a 17).

O objetivo dessa caravana é realizar o mapeamento e diagnóstico dos problemas que têm causado suicídio dos jovens desse povo para a elaboração de um plano emergencial de ação, bem como verificar as necessidades da população indígena e articular políticas públicas conjuntas de prevenção ao uso de álcool e outras drogas, além de dar continuidade às ações desenvolvidas pela Sejudh no ano de 2011. (Ascom Sejudh)