Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Começa nesta segunda-feira, 27, o Encontro Regional Norte do Congemas - Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social, que acontece nos dias 27 e 28 de fevereiro no auditório do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar em Palmas. O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual do Trabalho e da Assistência Social, é parceiro na realização do evento.

A abertura do evento será às 17 horas com a palestra magna que tratará da participação dos municípios dentro do Plano Brasil Sem Miséria do Governo Federal, ministrado pela Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

A discussão regional dará subsídio para o encontro nacional com o objetivo de construir estratégias coletivas do processo de municipalização da Assistência Social conforme previsto no Suas - Sistema Único da Assistência Social. Além disso, os gestores municipais da Região Norte do país devem expor os desafios com os quais se defrontam, apresentarão propostas para a construção de uma nova autonomia de gestão e também devem debater sobre a implementação do Plano Brasil sem Miséria.

Painéis que serão discutidos: aspectos conceituais da Assistência Social e os determinantes estruturais da pobreza, o Plano Brasil sem Miséria: os eixos de garantia de renda, inclusão produtiva e acesso a serviços públicos na perspectiva do Suas, o papel estratégico da política pública de Assistência Social na busca ativa e no acompanhamento familiar, a intersetorialidade no desenvolvimento das políticas e programas de enfrentamento à pobreza e apresentação de mapeamento de co financiamento de projetos.