Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Mais de 100 moradores de Colméia, de diferentes idades e profissões, acordaram bem cedo no último sábado, 3 de março, para participar da 1ª Caminhada Ecológica de Colméia, iniciativa da Prefeitura de Colméia, por meio da equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento, em parceria com a Academia Perfomance e a Coopter – Cooperativa de Trabalho, Prestação de Serviços, Assistência Técnica e Extensão Rural. Logo na saída o professor de educação física, Valdiclei, proprietário da Academia Perfomance, coordenou um alongamento.

O evento foi prestigiado pelo prefeito de Colméia, Professor Ermilson, primeira-dama Elzivan Noronha, secretários municipais, vereador Luisão e o promotor de justiça do município Rafael Pinto Alamy.

Os participantes saíram da Prefeitura de Colméia e percorreram um percurso de 11 quilômetros, ao longo da antiga estrada de acesso ao município de Itaporã, onde recolheram lixo e plantaram 200 mudas de espécies nativas do Cerrado como angico, guapeva, jatobá e ipê doadas pelo Naturatins e pela Secretaria do Meio Ambiente de Palmas. Outras 300 mudas de caju serão plantadas nesta semana em uma área na saída de Colméia sentido Guaraí.

Ao longo da caminhada, o engenheiro agrônomo da Coopter, Galderes Magalhães, deu informações sobre preservação ambiental e recuperação de matas ciliares, além de tirar dúvidas sobre meio ambiente.

Durante o evento foram identificados alguns problemas ambientais graves, como uma grande erosão. Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente e Saneamento, Antônio Castanho, no segundo semestre será realizada outra Caminhada Ecológica para recuperar áreas degradadas e conscientizar a sociedade da necessidade preservar o meio ambiente.

“Buscamos o desenvolvimento sustentável de Colméia, por isso sempre realizamos e apoiamos iniciativas voltadas à preservação do meio ambiente”, afirmou o prefeito Professor Ermilson.

Alimentos

Foram arrecadados 200 quilos de alimentos não perecíveis, proveniente das inscrições para participação no evento, que serão doados para pessoas carentes do município. Cada participante recebeu uma camiseta e um kit alusivos ao evento.