Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

O governador Siqueira Campos empossou, na tarde desta sexta-feira, 9, o médico mineiro Nicolau Carvalho Esteves no cargo de secretário estadual da Saúde. A cerimônia aconteceu no gabinete do governador, no Palácio Araguaia, e contou com a presença de autoridades e convidados.

Além de Esteves, o governador também empossou Luiz Fernando Freesz, ex-diretor de sistema logístico e apoio às redes de saúde do estado de Minas Gerais, na função de superintendente de geral de gestão da Secretaria Estadual da Saúde.

Segundo o governador, Esteves será o responsável por mudar a cara da saúde do Tocantins. “Ele é um homem muito experiente e acredito que apoiado por Luiz Fernando, um profissional que presa pela meritocracia, irá atingir metas audaciosas”, disse Siqueira Campos.

O novo secretário explicou que sua gestão será pautada pelas diretrizes e aconselhamentos do governador. De acordo com o gestor, novos projetos já estão sendo desenvolvidos. “Para mudar o quadro da saúde temos que mobilizar toda a sociedade. Temos que propor um pacto pela saúde, um pacto que tenha a participação de toda a sociedade. Temos que conseguir o engajamento de políticos de situação e oposição. Todos nós temos que parar e virar os olhos para a saúde. Todos nós temos que ficar unidos por um bem comum, que é a melhoria da saúde pública do Tocantins”, explicou Esteves.

O secretário ressaltou que seu primeiro passo dentro da Sesau será realizar um levantamento da real situação da pasta. A partir disso ele anunciou que em um prazo de 120 dias irá divulgar um plano estratégico para a melhoria da saúde pública no Tocantins.

Currículo

Nicolau Carvalho Esteves tem 60 anos e é medico graduado pela Faculdade de Medicina de Barbacena (MG). Ele também é administrador de empresas formado pela AIEC - Associação Internacional de Estudos Continuados. O gestor cursou MBA em Gestão Empresarial na Fundação Getúlio Vargas e é mestre em Administração pela Fead. Durante a sua carreira profissional atuou como professor universitário na Faculdade de Medicina de Barbacena, onde também foi diretor geral. Nesta mesma cidade, atuou como secretário municipal de saúde. É acionista de várias instituições de ensino do Tocantins e de Minas Gerais, da refinaria Nacional de Petróleo Vegetal e da empresa de mineração Ecosteelbrasil. (Secom)