Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

O presidente do aeroclube de Porto Nacional, vereador Neto Aires, participou de reunião na Fundação Universidade do Tocantins (Unitins) que pode selar uma grande parceria entre a instituição de ensino superior e o Aeroclube de Porto Nacional no projeto de formar mais profissionais voltados ao setor da aviação civil brasileira.

Acompanhado dos membros da diretoria do aeroclube – Cássio Costa, administrador; e Cmte. Ivonaldo, coordenador – Neto Aires levou ao reitor da Unitins, Joaber Macedo, e sua equipe técnica a proposta de um convênio entre as duas instituições através da implantação do curso superior de Ciências Aeronáuticas.

“O aeroclube tem consciência de seu dever em formar profissionais de ponta, aptos para um mercado de trabalho mais exigente e seletivo. O projeto é simples: a Unitins entra com a formação teórica do acadêmico e o aeroclube com a parte de formação prática. Com isso, essa parceria entre em Unitins e Aeroclube, fará do aeroclube de Porto Nacional o primeiro da região norte e nordeste do país a trabalhar pela formação em nível superior de pilotos de avião, helicóptero, controladores de voo, entre outras atividades ligadas ao setor aéreo civil”, informou Neto Aires.

Segundo Neto Aires, o reitor sinalizou que um estudo técnico será viabilizado para que o curso de Ciências Aeronáuticas possa ser implantado.

Sobre o Curso

O curso de Ciências Aeronáuticas forma não apenas o piloto comercial, mas profissionais aptos a trabalhar na área de gestão, na torre de controle dos aeroportos e supervisionar o trabalho das equipes em terra. O bacharel em Ciências Aeronáuticas pode ser contratado como co-piloto por grandes companhias aéreas ou começar como piloto de pequenas aeronaves e helicópteros em empresas, sendo que este mercado possibilita ainda trabalho em setor administrativo, coordenando voos. A região Sudeste responde por maior demanda - concentra 60% do mercado.

Moção de Aplausos

Por conta da gestão reestruturante do aeroclube, o vereador Neto Aires recebeu uma moção de aplauso na Câmara Municipal de Porto Nacional. De autoria de todos os vereadores, o gesto foi agradecido pelo parlamentar.

“Agradeço aos meus colegas de parlamento pelo gesto cordial e fraterno, pois esta moção de aplausos é direcionada à importância que o aeroclube representa para nossa cidade, formando profissionais, ajudando a reinserir Porto Nacional como polo na formação de pilotos na região norte do país”, agradeceu o vereador. (Assessoria de Imprensa)