Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Um dia depois de acompanhar a presidente Dilma Rousseff na inspeção de obras da Ferrovia Norte Sul, em Goiás, o governador Siqueira Campos embarca para o Uruguai, na manhã desta sexta-feira, 16, onde participará da Reunião Anual das Assembleias de Governadores do Banco Interamericano de Desenvolvimento e da Corporação Interamericana de Investimentos. O evento acontece entre os dias 17 e 18, em Montevidéu, no Uruguai.

Durante sua estadia no país sul-americano, o governador realizará uma série de reuniões com a intenção de reavaliar a situação de operações de crédito que o governo pleiteia junto ao BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento. O objetivo é conseguir a liberação de um aporte que deve ser investido no Prodoeste – Programa de Desenvolvimento da Região Sudeste do Estado do Tocantins.

Participam das reuniões autoridades governamentais, líderes empresariais e da sociedade civil para abordar questões-chave sobre o desenvolvimento econômico e social desta região. O BID é dirigido pela Assembleia dos Governadores de cada país membro, que designa um governador, cujo poder de voto é proporcional ao capital subscrito ao banco pelo país. Este é o quinto convite que o governador Siqueira Campos recebe para participar do evento, que reúne diversas autoridades financeiras internacionais. Participam das reuniões os secretários da Representação, Flávio Peixoto, e da Infraestrutura, Alexandre Ubaldo. A primeira-dama Marilúcia Uchoa Siqueira Campos e o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Luiz Claudio Gonçalves Benício, também integram a comitiva.

Audiência

No contato que teve com a presidente Dilma Rousseff nesta quinta-feira, 15, o governador fez o convite para que a presidente visite o Tocantins. Por outro lado, ficou acertado que, após a ida da comitiva tocantinense ao Uruguai para a reunião do BID será iniciada a tratativa final para uma audiência da Presidente com o governador em Brasília. “Convidei a presidente para ir ao Tocantins, conhecer o Cantão, o nosso ‘Pantanal Tocantinense’, o Jalapão e ela se mostrou interessadíssima. Fez questão de elogiar o Estado, lembrou que sobrevoou Palmas e ficou encantada com o aspecto de cidade planejada, enfim, foi muitíssimo atenciosa e generosa”, destacou. (Secom)