Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Na manhã do último sábado, 17, o diretório municipal do Partido dos Trabalhadores de Araguatins reafirmou que terá candidatura própria nas eleições deste ano e lançou o nome de Benedito de Jesus Sousa Lima, conhecido como Beto do Incra, como pré-candidato a prefeito.

O anúncio foi feito durante as comemorações dos 32 anos do PT e referendado pelo presidente estadual do Partido, Donizeti Nogueira,pela deputada Amália Santana, pelo prefeito de Axixá, Ruidiard Sousa, pelos coordenadores da Macrorregional Bico I e Bico II, Edilson Ferreira e Gilmar Castro, respectivamente, pelo chefe de gabinete da deputada Amália e ex-diretor do Incra de Araguatins, Milne Freitas, e também, pelos petistas de Araguatins e diversas lideranças dos municípios da região, como, Augustinópolis, Sítio Novo, Sampaio, Axixá, Angico, Praia Norte, São Miguel, Buriti, Itaguatins e Carrasco Bonito.

“Precisamos e devemos eleger um companheiro que conheça e defenda os trabalhadores e trabalhadoras e o companheiro Beto é preparado, conhece a região e sabe o papel que tem que cumprir. Ele fez o seu melhor nessas três décadas trabalhando pela reforma agrária e saberá fazer o melhor para a Araguatins e os trabalhadores deste município tem força para isso”, afirmou o presidente estadual do PT, Donizeti Nogueira.

Para deputada Amália Santana, a comunidade de Araguatins precisa aproveitar esse momento e experimentar a gestão petista. “Vocês tem um nome que nos orgulha muito e a comunidade de Araguatins precisa aproveitar esse momento. Nós viemos aqui referendar o nome do companheiro Beto do Incra, oferecer o nosso apoio, pois estaremos juntos nessa caminhada. Nós não queremos eleger só por eleger, queremos deixar a nossa marca, de uma gestão séria e comprometida, que é a marca do PT”.

“O político precisa colocar na cabeça que é um servido público e que precisa tratar com respeito o cidadão e o modo petista de fazer política é baseado na discussão com a sociedade, construído de forma participativa”, destacou o pré-candidato Beto do Incra.

Beto é funcionário de carreira no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA há mais de 30 anos e atualmente é diretor do Incra em Araguatins. Beto informou ainda que já solicitou sua desincompatibilização da direção do órgão.

32 anos de PT

Durante o evento, o presidente estadual do Partido, Donizeti Nogueira, falou um pouco da história dos 32 anos do PT e homenageou mulheres e homens que foram decisivos para o partido na região do Bico. “Quero lembrar aqui da atuação da companheira Lurdinha, Dona Raimunda, Carlinhos Furlan, e também de homens e mulheres como o Padre Josimo que perderam suas vidas na luta pela terra nas mãos do latifúndio”.De acordo com o presidente, filiado ao PT há 29 anos, o Partido nasceu quando os trabalhadores e trabalhadoras perceberam que precisavam se organizar para lutar. “É por causa desses trabalhadores e trabalhadoras que se seguraram a luta, sem baixar a cabeça, que hoje nós estamos pela terceira vez no governo deste País e elegemos a primeira mulher presidenta do Brasil”.

Encontro de Mulheres

Na oportunidade, a deputada Amália Santana destacou a importância da participação da mulher na política e a resolução do IV Congresso Nacional do Partido, que aprovou a paridade de gênero nos cargos de direção. “Nós precisamos fazer valer essa resolução, garantir a paridade e trazer mais mulheres para participar da política e do partido”.

A deputada é candidata à Secretaria Estadual de Mulheres e a eleição acontecerá durante o Encontro Estadual de Mulheres do PT, marcado para o dia 01 de abril, em Palmas.