Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Agilizar os serviços de monitoramento da dengue nas visitas domiciliares e diminuir as falhas no sistema. Esse é o objetivo do Dengue Report, software desenvolvido pela Ecovec, empresa de biotecnologia com amplo portfólio no desenvolvimento de tecnologias contra a dengue. Trata-se de um programa desenvolvido para dispositivos móveis, como aparelhos celulares, que substitui a planilha de papel utilizada pelos agentes de campo por um processo digitalizado. Com ele, o agente só pode registrar a visita quando estiver dentro do domicílio, o que evita possíveis negligências no monitoramento da doença. O Dengue Report também garante a agilidade do processo: uma vez notificada a visita, as informações obtidas são encaminhadas instantaneamente para a central responsável, otimizando o processo de controle da dengue.

Lançado este ano, o Dengue Report é apontado como solução ideal para o monitoramento da presença de mosquitos da dengue em domicílios. A intenção é, especialmente, de otimizar o trabalho de órgãos governamentais. Isso porque, atualmente, o sistema exige grande quantidade de formulários impressos para a coleta de informações. Depois de coletadas, elas são transportadas para um local onde são transferidas manualmente a um computador e então, incorporadas a um banco de dados específico. O processo, além de demorado, é passível de muitos erros que vão desde a coleta de dados até a digitação, duplicação, falta de informação ou pela dificuldade de compreensão dos dados preenchidos nos formulários.

Esse cenário justificou a demanda da coordenadora municipal de controle da dengue da Secretaria Municipal de Saúde de Sete Lagoas, Maria José Lanza, que agora se prepara para a implementação do sistema no trabalho de monitoramento da dengue no município. Segundo ela, o tempo entre a visita domiciliar até o encaminhamento dos dados para análise é de 15 dias, quando não há erros na consolidação e falhas no processo de apuração. Isso porque os dados recolhidos têm que ser digitalizados e encaminhados para a área de estatística antes de serem analisados. “Esperamos mais agilidade no desenvolvimento dos agentes de campo, tanto na hora de executar a visita, quanto na hora de verificar gastos gerados nessa visita. Existe uma defasagem grande entre a obtenção dos dados e o resultado, então buscamos recolher e analisar os números com mais agilidade, para tomar decisões mais rapidamente contra o mosquito”, explica.


Outra razão que justifica a necessidade do Dengue Report é o alto índice de abstençãonas visitas domiciliares que, segundo estimam autoridades, chega a ser de 30%. Isso porque é muito difícil ter controle real sobre os agentes de campo e as visitas que eles executam. “Existem casos em que as pessoas lançam na planilha um trabalho que não foi feito e, muitas vezes, só vamos perceber depois, com a verificação do supervisor”, explica Maria José. O software desenvolvido pela Ecovec exige que o agente de campo esteja dentro do domicilio para que a visita seja computada.

O Dengue Report utiliza do sistema de identificação de rádio frequência RFID, que consiste na utilização de etiquetas que emitem um sinal de baixa frequência que, ao serem aproximados de um leitor RFID, transmitem para ele ou para a central as informações contidas na etiqueta. Através do RFID é possível obter o endereço e a data da última visita. Após o preenchimento dos formulários eletrônicos, a informação é enviada para a central, onde é instantaneamente compilada em relatórios analíticos, permitindo que o gestor da saúde programa ações de intervenção para corrigir falhas e pendências durante o processo.

Sobre a Ecovec

A Ecovec é uma empresa de biotecnologia com atuação na aplicação de novas tecnologias voltadas a saúde e bem-estar. No mercado desde 2002, especializou-se na pesquisa e desenvolvimento de produtos e serviços de inteligência, e suas aplicações para o monitoramento de vetores e gestão em saúde. Sua equipe é formada por especialistas de diversas áreas integrados num ambiente que fomenta a cultura da inovação. A empresa já monitorou mais de 50 municípios, protegendo mais de 3 milhões de brasileiros por meio de ações preventivas. Foi criada a partir do programa Fundo Verde Amarelo, da FINEP, que fomenta a cooperação universidade-empresa e, com a ajuda da FAPEMIG, FINEP, CNPq e SEBRAE, a Ecovec tem no seu capital social a responsabilidade de devolver à população os resultados do seu trabalho. Mais informações Ecovec (31 3284-1007 / 9324-1598)