Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

O município de Nazaré do Tocantins, região norte do Estado, a 508 km da capital, recebe de 19 a 23 de março programas e projetos do Sebrae. Colaboradores da instituição estarão ministrando cursos e palestras para os empreendedores locais, além de levarem atendimento in loco as empresas.

Por meio dos projetos como Sebrae na Rua e Negócio a Negócio, os analistas do Sebrae/TO realizarão capacitação e consultoria gratuitamente durante toda a semana. A abertura oficial que marca o início das ações aconteceu no dia 19/03, a partir das 19 horas, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), com a palestra “O potencial econômico de Nazaré do Tocantins”, ministrada pelo gerente do Núcleo Regional Norte, Francisco Ramos.

De acordo com o coordenador da carteira de Desenvolvimento Territorial do Sebrae/TO, Walter D’Aquino, essa ação servirá como um marco inicial das atividades no município. “Nazaré do Tocantins é uma das cidades incluídas no Projeto Territórios da Cidadania e durante o Sebrae na Rua será inaugurada a sala do empreendedor e nomeado o Agente de Desenvolvimento”, ressalta.

A cidade possui uma população de 4.700 pessoas, com aproximadamente 80 empresas (entre micro empresas e empreendedores individuais) e dentre as atividades que serão realizadas durante a semana estão as palestras “Dando Asas ao Empreendedorismo”, “A Arte de Atender e Encantar o Cliente”, “Como Controlar as Finanças Pessoais”, “A importância do Exercício Profissional na Empresa”, respectivamente nos dias 20, 21, 22 e 23/03. Os interessados também poderão participar dos cursos “Atendimento ao Cliente” e “Contabilidade na Prática”. Além de receberem in loco as consultorias do programa Negócio a Negócio.

“O objetivo é atender 100% das empresas do município com consultorias do Negócio a Negócio, ter 30 pessoas em cada curso e em média 40 pessoas participando de cada palestra. São números ousados, mas a mobilização no município está sendo realizada em parceria com a Prefeitura Municipal para alcançar estes objetivos. Daqui um ano, estaremos realizando a ação novamente e poderemos mensurar os resultados alcançados na cidade”, afirma o gerente do Núcleo Regional Norte (NRN), Francisco Ramos.

Saiba Mais

Atendimento porta a porta. Esta é a proposta do novo programa aplicado no Tocantins voltado para empreendedores individuais e microempresas, conhecido como Negócio a Negócio. Durante toda esta semana, colaboradores do Sebrae estarão visitando e oferecendo, gratuitamente, consultoria especializada, realização de diagnóstico, indicações de soluções e sugestões de mudanças no negócio das empresas de Nazaré do Tocantins.

Já o Sebrae na Rua é uma ação itinerante do Sebrae que tem como objetivo levar conhecimento e informação de forma gratuita a empresários e candidatos a empresários nos municípios que não dispõe de unidades da instituição. Ainda durante a realização das ações, os interessados poderão buscar orientação sobre como implantar, legalizar e gerenciar o seu negócio. (Ascom Sebrae)