Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, o Governo do Estado por meio da Semades – Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, ATS – Agencia Tocantinense de Saneamento e Saneatins – Companhia de Saneamento do Tocantins, realiza o Seminário “Valorizar a água é exercer a cidadania”, no auditório da Assembleia Legislativa do Estado, com programação que vai das 8h às 18h.

O Seminário busca sensibilizar e mobilizar a população para a importância do uso racional dos recursos hídricos. “Nosso objetivo é informar as pessoas para que o uso da água seja feito de forma responsável e sustentável”, explicou Aldo Azevedo, superintendente de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos da Semades.

O Seminário também visa estimular a participação da sociedade na gestão dos recursos hídricos por meio da representação das entidades civis que integram os comitês de bacias hidrográficas. “Preparamos uma programação que vai apresentar a nossa experiência na criação dos comitês de bacias e alguns projetos de gestão de recursos hídricos gerenciados por entidades civis”, afirmou o superintendente.

O superintendente lembra que a Lei 1307/2002, que institui a política estadual dos recursos hídricos traz como seus princípios a participação e descentralização dessa gestão, que é concretizada por meio da criação do CERH - Conselho Estadual dos Recursos Hídricos e dos Comitês de Bacias Hidrográficas. “Com o modelo de gestão compartilhada temos maiores chances de garantir água com qualidade e quantidade suficiente para as mais diversas necessidades”, avaliou. (Ascom Semades)