Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

No decorrer da última semana a Carreta Morhan esteve no município de Arraias, região sudeste do Estado, e realizou o maior número de atendimentos em sua passagem pelo Tocantins até agora. Durante os cinco dias em que esteve na região foram prestados cerca de 1.500 atendimentos no centro da cidade e no distrito de Cana Brava.

Para o Secretário Municipal da Saúde, Cleber de Paula, esta foi uma oportunidade ímpar para orientar a população sobre as formas de detectar, tratar e curar a hanseníase. “Não tenho dúvidas que a passagem da Carreta Morhan em Arraias contribuiu bastante para esclarecer a população arraiana sobre a hanseníase”, disse o secretário que exaltou, também, os outros serviços prestados durante o evento. “Também pudemos orientar as pessoas sobre a importância do combate à dengue, além de oferecer vários outros atendimentos”, destacou.

Na oportunidade também aconteceram consultas médicas, exame de prevenção de câncer do colo do útero, vacinação, teste de glicemia, aferição de pressão arterial, aplicação de flúor, emissão do cartão SUS, distribuição de medicamentos da farmácia básica e realização de palestras sobre hanseníase, dengue, auto medicação e formas de aposentadoria da previdência.

Segundo informações de representantes da Novartis, empresa idealizadora do programa, os quase 1.500 atendimentos prestados em Arraias foi o maior número registrado durante a passagem da Carreta da Saúde pelo Tocantins até agora. “Isso é reflexo do empenho de cada um dos nossos funcionários e parceiros para transformar a passagem da Carreta Morhan em Arraias um sucesso. Estamos muito felizes, e os nossos colaboradores também”, exaltou Cleber de Paula.

Cerca de 60 profissionais estiveram envolvidos no evento, sendo a maioria servidores da Secretaria Municipal da Saúde, além de colaboradores das entidades parceiras como a Itafós, o INSS de Arraias e a Escola Estadual Zulmira Magalhães.

Carreta Morhan

A Carreta Morhan é um caminhão itinerante que possui cinco consultórios e um laboratório para atender a população das cidades por onde passa. No veículo, todos recebem informações sobre a doença hanseníase e seus sintomas com o objetivo de detectar, tratar e curar a doença. (Assessoria de imprensa)