Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Dando continuidade aos trabalhos iniciados na semana passada, a Polícia Civil por intermédio da Diretoria de Polícia da Capital e, em conjunto com a Polícia Militar desencadeou durante o final de semana, a operação Quaresma II.

A operação em conjunto teve início às 21h de sexta-feira, com uma reunião em frente à 1ª DP, onde o diretor de polícia da capital, o delegado Hélio Ferreira Lima, detalhou aos agentes, escrivães e demais delegados responsáveis, os procedimentos a serem adotados visando garantir o sucesso da ação.

As equipes se deslocaram aos locais previamente estudados e determinados pelo comando da Polícia Civil que, de acordo com o Lima, são considerados os pontos de maior incidência de atividades criminosas em Palmas.

O objetivo principal da operação, segundo o delegado, é a manutenção da paz social e a defesa dos interesses coletivos. Para isso, foram realizadas ações de abordagem veicular e pessoas em atitudes suspeitas, no sentido se proibir práticas criminosas em geral, principalmente o uso e tráfico de substâncias entorpecentes, apreensões de veículos de procedência ilícita, bem como armas e munições na praça da 106 Sul, antiga ARSE 12, 204 Sul, antiga ARSE 21, 1206 Sul, antiga ARSE 122 e 305 Norte antiga Arno 32.

Na praça da 106 Sul, após proceder busca pessoal em algumas pessoas que se encontravam em atitude suspeita, os policiais encontraram maconha em poder de um jovem. O mesmo foi encaminhado à central de flagrantes para a elaboração de um Termo Circunstanciado - TCO, pelo uso de substância entorpecente.

Os policiais civis, com apoio da Polícia Militar, partiram rumo à antiga Arse 122, onde foi constatado após buscas e averiguações que a situação era de calma e normalidade. Também foram realizadas incursões a estabelecimentos comerciais localizados às margens da TO 050, que supostamente funcionaram como casa de prostituição.

Em um deles, os policiais civis encontraram com um jovem, algumas pedras de crack. Várias pessoas foram revistadas, momento em que foi encontrada com um homem uma pequena quantidade de cocaína. Os dois rapazes flagrados com as substâncias entorpecentes foram conduzidos à central de flagrantes.

Segundo o delegado Hélio Lima a operação produziu resultados satisfatórios já que para ele a simples presença da polícia civil em ações como essa transmite mais segurança à população: “A integração entre as polícias civil e militar é de suma importância para a realização de ações que tem por objetivo diminuir, coibir e se possível erradicar as práticas criminosas na capital.

“A ação de hoje foi extremamente benéfica à população palmense. Foram efetuadas inúmeras abordagens e alguns indivíduos encaminhados à central de flagrantes por portarem pedras de crack, cocaína e maconha. Isso mostra que a Polícia Civil tocantinense tem trabalhado de forma efetiva no combate à criminalidade em Palmas”, concluiu o delegado.

Ainda de acordo com o delegado mais operações como esta serão realizadas: “ É determinação do secretário da segurança pública e do chefe de polícia para que prossigamos com essas operações no sentido de erradicar as práticas delituosas e, principalmente, o tráfico de drogas na capital.

Participaram da operação coordenada pela Diretoria de Polícia da Capital, as delegacias especializadas: Denarc, Deca, Polinter, Derfrva, Deic e Gote, sob o comando dos delegados Ricardo Bezerra, coordenador de polícia da capital, a delegada titular do 1º DP, Gilcirene Cintra Sandoval e delegado responsável pelo Denarc, Rossílio Sousa Correia. (Ascom SSP)